Contradições na espacialidade do Museu do Amanhã : o percurso do edifício e o percurso da curadoria
Visualizar/abrir
Data
2019Orientador
Nível acadêmico
Mestrado
Tipo
Assunto
Resumo
A pesquisa se dedica ao estudo da performance espacial do Museu do Amanhã, localizado na cidade do Rio de Janeiro. O estudo se justifica, em um primeiro momento, pelo sucesso de público já atingido pelo edifício em sua curta trajetória de vida e, em um segundo momento, pelos aspectos de interesse que sua arquitetura suscita, especialmente os relacionados ao modo peculiar e contraditório como é percebido, entendido e utilizado pelos visitantes. A pesquisa tem como pressuposto teórico e principal ...
A pesquisa se dedica ao estudo da performance espacial do Museu do Amanhã, localizado na cidade do Rio de Janeiro. O estudo se justifica, em um primeiro momento, pelo sucesso de público já atingido pelo edifício em sua curta trajetória de vida e, em um segundo momento, pelos aspectos de interesse que sua arquitetura suscita, especialmente os relacionados ao modo peculiar e contraditório como é percebido, entendido e utilizado pelos visitantes. A pesquisa tem como pressuposto teórico e principal hipótese de trabalho a suposição de que a performance espacial da edificação seria decorrente das facilidades e/ou dificuldades encontradas pelos visitantes na compreensão dos caminhos a percorrer e, em consequência, no modo mais ou menos confortável e orientado como estes se deslocam e interagem nos espaços de uma edificação. Preliminarmente, o procedimento de pesquisa mostra que a distribuição espacial do Museu provoca pelo menos duas diferentes possibilidades de percurso de visitação: uma primeira seria aquela sugerida pelo edifício, vinda de sua configuração espacial e da condição de legibilidade daí decorrente, assim percebida pelo visitante; outra seria aquela vinda do percurso sugerido pela curadoria como encaminhamento padrão adotado. Esses dois percursos constituem a base física através da qual a espacialidade do objeto de estudo será estudada/observada ao longo da pesquisa, que adota a caminhada - o passeio arquitetônico - como método de estudo (Le Corbusier, 1923). O método descritivo incorpora procedimentos vindos dos estudos da sintaxe espacial, aonde os percursos são avaliados como sequencias de situações espaciais (Hillier e Hanson, 1984). Os conceitos de legibilidade e comodidade/conforto são utilizados como parâmetros na aferição da performance espacial das diferentes situações (Aguiar, 2016). A investigação analisa, de modo comparado, as diferentes sequências de situações geradas pelas duas possibilidades de percurso consideradas, o percurso do edifício e o percurso da curadoria, documentadas através de séries de imagens tomadas desde o ponto de vista do observador/pesquisador em movimento, incorporando o papel do visitante. As imagens são associadas a diagramas – grafos contendo linhas de movimento, linhas de visada, e os posicionamentos do observador e dos visitantes - descrevendo, de modo analítico, as situações espaciais. A pesquisa se constitui, ao final, em um oportuno conjunto de análises que, em síntese, mostram de modo imagético e diagramático o apoteótico andamento cênico imaginado pelo arquiteto, plasmado no percurso sugerido pelo edifício e, em contraponto, o andamento burocrático e truncado resultante do percurso adotado pela curadoria. ...
Abstract
The research is dedicated to the study of spatial performance of the Museum of Tomorrow, located in the city of Rio de Janeiro. The study is justified, initially, for the success of public already reached by this building in its short life trajectory, and second, for the aspects of interest that its architecture arouses, especially those related to the peculiar and contradictory way as it is perceived, understood and used by visitors. The research has as theoretical postulation and main working ...
The research is dedicated to the study of spatial performance of the Museum of Tomorrow, located in the city of Rio de Janeiro. The study is justified, initially, for the success of public already reached by this building in its short life trajectory, and second, for the aspects of interest that its architecture arouses, especially those related to the peculiar and contradictory way as it is perceived, understood and used by visitors. The research has as theoretical postulation and main working hypothesis the assumption that the spatial performance of the building, in this case the Museu do Amanhã, would be due to the facilities and / or difficulties encountered by visitors in understanding the paths to travel and, consequently, in the more or less comfortable and oriented mode, as they move and interact in the spaces of a building. Preliminarily, the research procedure shows that the spatial distribution of the Museum causes at least two different possibilities of visitation route: a first one would be that suggested by the building, coming from its spatial configuration and consequent readability, thus perceived by the visitor; another one would be that coming from the course suggested by the curatorship as a standard course adopted. These two paths constitute the physical basis through which the spatiality of the object of study will be studied/observed throughout the research, which adopts walking - the architectural walk - as a method of study (Le Corbusier, 1923). The descriptive method incorporates procedures from the spatial syntax studies where the paths are evaluated as sequences of spatial situations (Hillier and Hanson, 1984). The readability and convenience/comfort concepts are used as parameters in the assessment of the spatial performance of the different situations (Aguiar, 2016). The research analyzes, in a comparative way, the different sequences of situations generated by the two possibilities of course considered, the course of the building and the course of curation, documented through series of images taken from the point of view from the observer/researcher in movement, incorporating the role of the visitor. The images are associated with diagrams - graphs containing lines of movement, lines of sights, and the positioning of the observer and the visitors - describing, in an analytical way, the spatial situations. At the end, the research is a well-timed set of analyzes that, in summary, show in an imaginative and diagrammatic way the apotheosis scenic progress imagined by the architect, shaped by the path suggested by the building and, in counterpoint, the bureaucratic and truncated resulting from the course adopted by the curatorship. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Arquitetura. Programa de Pesquisa e Pós-Graduação em Arquitetura.
Coleções
-
Ciências Sociais Aplicadas (6070)Arquitetura (392)
Este item está licenciado na Creative Commons License