Corpo-catástrofe : da transformação ao corpo sacrificial
Visualizar/abrir
Data
2018Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
O presente trabalho destina-se a examinar a construção do Espetáculo Sebastian e os procedimentos de pesquisa e criação de obras envolvidos no Projeto Sebastian, descrevendo seus processos de criação, com foco em suas configurações no trabalho corporal do ator-dançarino. Este espetáculo de dança-teatro se constitui de experiências consubstanciadas na criação de um corpo transformacional sacrifical, a partir dos temas da identidade de gênero, do sagrado, do erotismo e de questões sobre a devasta ...
O presente trabalho destina-se a examinar a construção do Espetáculo Sebastian e os procedimentos de pesquisa e criação de obras envolvidos no Projeto Sebastian, descrevendo seus processos de criação, com foco em suas configurações no trabalho corporal do ator-dançarino. Este espetáculo de dança-teatro se constitui de experiências consubstanciadas na criação de um corpo transformacional sacrifical, a partir dos temas da identidade de gênero, do sagrado, do erotismo e de questões sobre a devastação corporal e a fluidez dos processos de subjetivação da identidade. São pesquisados aspectos que tangenciam, a partir de São Sebastião, o corpo do ator-dançarino. Através da transformação corporal, surge um corpo imanente, errante, múltiplo e poroso, em cujos processos movimentos se dissolvem constantemente, transitando entre a emergência física do acesso de espaços de movimento limítrofes e o devaneio do trabalho imagético e energético. ...
Abstract
The present work aims to examine the construction of the Sebastian Play and the procedures of research and creation of works in Sebastian Project, describing its creation process and its configurations in the physical work of the actor-dancer. This dance-theater play consists of experiences embodied in the creation of a transformational sacrificial body, from the emergence of themes like gender indentity, eroticism, sacred, and questions about the body devastation and the fluidity of the proces ...
The present work aims to examine the construction of the Sebastian Play and the procedures of research and creation of works in Sebastian Project, describing its creation process and its configurations in the physical work of the actor-dancer. This dance-theater play consists of experiences embodied in the creation of a transformational sacrificial body, from the emergence of themes like gender indentity, eroticism, sacred, and questions about the body devastation and the fluidity of the processes of subjectivation of identity. We search for aspects that touch on the body of the actor-dancer from San Sebastian. Through body transformation, an immanent, errant, multiple and porous body emerges, in whose processes movements are constantly dissolving, transiting between the physical emergence of boundary spaces of movement and the reverie of imagery and energetic work. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Artes. Curso de Teatro: Bacharelado.
Coleções
-
TCC Teatro (243)
Este item está licenciado na Creative Commons License