Corpo-catástrofe : da transformação ao corpo sacrificial
dc.contributor.advisor | Machado, Joao Carlos | pt_BR |
dc.contributor.author | Habib, Ian Guimarães | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-08-29T02:35:30Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2018 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/198637 | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho destina-se a examinar a construção do Espetáculo Sebastian e os procedimentos de pesquisa e criação de obras envolvidos no Projeto Sebastian, descrevendo seus processos de criação, com foco em suas configurações no trabalho corporal do ator-dançarino. Este espetáculo de dança-teatro se constitui de experiências consubstanciadas na criação de um corpo transformacional sacrifical, a partir dos temas da identidade de gênero, do sagrado, do erotismo e de questões sobre a devastação corporal e a fluidez dos processos de subjetivação da identidade. São pesquisados aspectos que tangenciam, a partir de São Sebastião, o corpo do ator-dançarino. Através da transformação corporal, surge um corpo imanente, errante, múltiplo e poroso, em cujos processos movimentos se dissolvem constantemente, transitando entre a emergência física do acesso de espaços de movimento limítrofes e o devaneio do trabalho imagético e energético. | pt_BR |
dc.description.abstract | The present work aims to examine the construction of the Sebastian Play and the procedures of research and creation of works in Sebastian Project, describing its creation process and its configurations in the physical work of the actor-dancer. This dance-theater play consists of experiences embodied in the creation of a transformational sacrificial body, from the emergence of themes like gender indentity, eroticism, sacred, and questions about the body devastation and the fluidity of the processes of subjectivation of identity. We search for aspects that touch on the body of the actor-dancer from San Sebastian. Through body transformation, an immanent, errant, multiple and porous body emerges, in whose processes movements are constantly dissolving, transiting between the physical emergence of boundary spaces of movement and the reverie of imagery and energetic work. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Danca : Teatro | pt_BR |
dc.subject | Butoh | en |
dc.subject | Performance (Arte) | pt_BR |
dc.subject | Performance | en |
dc.subject | Gênero | pt_BR |
dc.subject | Gender | en |
dc.subject | Transgender | en |
dc.subject | Identidade de gênero | pt_BR |
dc.subject | Transgênero | pt_BR |
dc.subject | Body transformation | en |
dc.subject | Dança Butoh | pt_BR |
dc.title | Corpo-catástrofe : da transformação ao corpo sacrificial | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001100198 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Artes | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2018 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Teatro: Bacharelado | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
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TCC Teatro (243)