Psicologia e educação : a avaliação como analisador de governo e de autonomia
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Data
2019Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
Analisamos o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) na sua constituição enquanto técnica de seleção para ingresso no ensino superior e, ao mesmo tempo, indutora de mudanças curriculares e pedagógicas. Objetivamos expor a gênese do ENEM como exame escolar, técnica de governo biopolítico. Escolhemos a perspectiva da psicologia social (crítica), pela qual contextualizamos o desenvolvimento do Estado e da educação. Analisamos obras teóricas, dados estatísticos e documentos referenciais oficiais do E ...
Analisamos o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) na sua constituição enquanto técnica de seleção para ingresso no ensino superior e, ao mesmo tempo, indutora de mudanças curriculares e pedagógicas. Objetivamos expor a gênese do ENEM como exame escolar, técnica de governo biopolítico. Escolhemos a perspectiva da psicologia social (crítica), pela qual contextualizamos o desenvolvimento do Estado e da educação. Analisamos obras teóricas, dados estatísticos e documentos referenciais oficiais do ENEM. Este trabalho é dividido em três capítulos: dois teóricos, analítico-argumentativos, um sobre o Estado e outro sobre o ENEM, e o último, narrativo-reflexivo, sobre o governo e a avaliação. Acreditamos ter mostrado através do trajeto realizado parte do papel da psicologia na educação e do governo através da avaliação escolar. ...
Abstract
We analyzed the National Exam of High School (NEHS, or ENEM in Portuguese) in your constitution as a selection technique to higher education and at the same time inductor of pedagogical and curricular changes. We intended to show NEHS as a school exam, biopolitical governmental technique. We chose a critical social psychology approach, and using it we contextualized education and government development. We analyzed theoretical works, statistical data and official guidelines of NEHS. This monogr ...
We analyzed the National Exam of High School (NEHS, or ENEM in Portuguese) in your constitution as a selection technique to higher education and at the same time inductor of pedagogical and curricular changes. We intended to show NEHS as a school exam, biopolitical governmental technique. We chose a critical social psychology approach, and using it we contextualized education and government development. We analyzed theoretical works, statistical data and official guidelines of NEHS. This monograph is divided into three chapters: two theoretical, analytical-argumentative, one on the State and another on NEHS, and the last chapter, narrative-reflexive, on government and assessment. We hope we have shown after the path we have gone through part of psychology’s role in education and the government by school assessment. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Psicologia. Curso de Psicologia.
Coleções
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TCC Psicologia (438)
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