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dc.contributor.advisorCosta, Luis Arturpt_BR
dc.contributor.authorSantin, Thiago Rafaelpt_BR
dc.date.accessioned2019-08-15T02:30:31Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/198050pt_BR
dc.description.abstractAnalisamos o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) na sua constituição enquanto técnica de seleção para ingresso no ensino superior e, ao mesmo tempo, indutora de mudanças curriculares e pedagógicas. Objetivamos expor a gênese do ENEM como exame escolar, técnica de governo biopolítico. Escolhemos a perspectiva da psicologia social (crítica), pela qual contextualizamos o desenvolvimento do Estado e da educação. Analisamos obras teóricas, dados estatísticos e documentos referenciais oficiais do ENEM. Este trabalho é dividido em três capítulos: dois teóricos, analítico-argumentativos, um sobre o Estado e outro sobre o ENEM, e o último, narrativo-reflexivo, sobre o governo e a avaliação. Acreditamos ter mostrado através do trajeto realizado parte do papel da psicologia na educação e do governo através da avaliação escolar.pt_BR
dc.description.abstractWe analyzed the National Exam of High School (NEHS, or ENEM in Portuguese) in your constitution as a selection technique to higher education and at the same time inductor of pedagogical and curricular changes. We intended to show NEHS as a school exam, biopolitical governmental technique. We chose a critical social psychology approach, and using it we contextualized education and government development. We analyzed theoretical works, statistical data and official guidelines of NEHS. This monograph is divided into three chapters: two theoretical, analytical-argumentative, one on the State and another on NEHS, and the last chapter, narrative-reflexive, on government and assessment. We hope we have shown after the path we have gone through part of psychology’s role in education and the government by school assessment.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectExame Nacional do Ensino Médio (ENEM)pt_BR
dc.subjectSocial psychologyen
dc.subjectPolítica educacionalpt_BR
dc.subjectExamen
dc.subjectEducationen
dc.subjectAvaliaçãopt_BR
dc.subjectGovernmenten
dc.subjectAssessmenten
dc.subjectENEMen
dc.subjectPsychometricsen
dc.titlePsicologia e educação : a avaliação como analisador de governo e de autonomiapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001099201pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Psicologiapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2019pt_BR
dc.degree.graduationPsicologiapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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