Repensando a formação docente a partir da troca de saberes entre professores na busca pela geografia sensível
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Data
2019Orientador
Nível acadêmico
Doutorado
Tipo
Assunto
Resumo
Neste estudo relacionado com o ensino de Geografia na escola básica, o principal objetivo é desenvolver ideias que exponham experiências em sala de aula nas quais os sentidos dos educadores e dos alunos sejam centrais para realizar uma aprendizagem mais efetiva junto a Geografia que estamos acostumados a lidar no cotidiano. Inspirado especialmente pelas ideias de educação espacial de Kaercher e no estudo que relaciona imagens e Geografia de Oliveira Jr., nós definimos como Geografia Sensível o ...
Neste estudo relacionado com o ensino de Geografia na escola básica, o principal objetivo é desenvolver ideias que exponham experiências em sala de aula nas quais os sentidos dos educadores e dos alunos sejam centrais para realizar uma aprendizagem mais efetiva junto a Geografia que estamos acostumados a lidar no cotidiano. Inspirado especialmente pelas ideias de educação espacial de Kaercher e no estudo que relaciona imagens e Geografia de Oliveira Jr., nós definimos como Geografia Sensível o modo para aprender o espaço que valoriza o compartilhamento de nossas percepções. Desenvolvemos duas edições de um curso de formação para os professores com o objetivo de promover essa Geografia Sensível através da troca de saberes docentes entre educadores que trabalham em disciplinas de Geografia nas escolas públicas de São Leopoldo, cidade do sul do Brasil. Os autores da tese foram responsáveis pela execução das atividades do curso com o apoio da UFRGS. Como conclusões é possível traçar três linhas principais: primeiro, a Geografia Sensível parece ser eficaz, uma vez que a partir das experiências docentes, se mostraram mais dinâmicas e interessantes as aulas em que se consideraram os entendimentos espaciais e as referências dos estudantes e dos professores como centrais em termos de conteúdos; segundo, o desempenho dos professores é muito exposto a problemas sociais, apesar disso, eles são muito capazes de trocar experiências de aprendizado de Geografia e com isso melhorar suas aulas; finalmente, as ferramentas tecnológicas são muito consideradas como expectativa para melhor refletir no ensino os aspectos de nossos espaços de vivência. ...
Abstract
In this study related with Geography teaching in basic school the main concern is to develop ideas that expose experiences in the classroom in which the senses of the educators and the students are central to perform a more effective learning of the Geography we are used to know in our daily lives. Inspired by the Kaecher’s ideas towards space education and in Oliveira Jr. studies related to images and Geography, we name this way to learn the space which values the sharing of our perceptions, S ...
In this study related with Geography teaching in basic school the main concern is to develop ideas that expose experiences in the classroom in which the senses of the educators and the students are central to perform a more effective learning of the Geography we are used to know in our daily lives. Inspired by the Kaecher’s ideas towards space education and in Oliveira Jr. studies related to images and Geography, we name this way to learn the space which values the sharing of our perceptions, Sensitive Geography. We develop two editions of a formation course to teachers in which the main goal was to promote Sensitive Geography through the exchange of teaching knowledge among the educators that work in Geography classes of public schools of São Leopoldo City, south Brazil. The thesis authors were in charge of running such courses with the support of UFRGS. As conclusions it is possible to draw three main lines: first, Sensitive Geography seems to be effective considering it is more dynamic and interesting the classes in which is considered the spatial understandings and references of the students and teachers as the main contents; second, teachers’ performance is very exposed to social problems, in spite of it, they are very capable to exchange geography learning experiences to improve their classes; finally technological tools are very considered as expectancy to better reflect in teachings the aspects of our living spaces. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Geociências. Programa de Pós-Graduação em Geografia.
Coleções
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Ciências Humanas (7466)Geografia (843)
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