Afeto, crianças e transformações no espaço da educação infantil : um convite à vida!
Visualizar/abrir
Data
2018Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
O Trabalho de Conclusão do Curso de Graduação em Pedagogia intitulado: “Afeto, crianças e transformações no espaço da educação infantil: um convite à vida!” trata de problematizar as questões do afeto e da amorosidade no trabalho com 24 crianças pequenas, de 4 a 5 anos, de uma escola infantil de Porto Alegre. Os questionamentos referem-se ao afeto e às suas transformações na educação infantil, quando isso implica em uma mudança no espaço no lugar das crianças viverem um tempo de sua infância na ...
O Trabalho de Conclusão do Curso de Graduação em Pedagogia intitulado: “Afeto, crianças e transformações no espaço da educação infantil: um convite à vida!” trata de problematizar as questões do afeto e da amorosidade no trabalho com 24 crianças pequenas, de 4 a 5 anos, de uma escola infantil de Porto Alegre. Os questionamentos referem-se ao afeto e às suas transformações na educação infantil, quando isso implica em uma mudança no espaço no lugar das crianças viverem um tempo de sua infância na escola. Mostro o cuidado como uma forma afetiva de prática docente, do lúdico, do estético, que permeia as condutas realizadas dentro das práticas de educação infantil é fundamental para as mudanças e o desenvolvimento das crianças. Foi pensando nisso, que trato no Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), das vivências com as crianças em um espaço pleno de afeto. Trago da importância da reorganização e preparo de cada momento da rotina escolar, de cada espaço de atuação das crianças. Foi necessário que esse lugar fosse permeado de propostas expressivas e sustentadoras de uma vivência plena de significados. Além dos ambientes propositores, foi preciso que se propiciasse, dentro da escola e da sala de aula, momentos em que as crianças pudessem interagir entre elas, com a professora e com o espaço propositivo. De algum modo, essa preparação envolveu a acolhida das crianças que manifestavam, a cada momento, seu prazer em interagir nesse novo lugar com os colegas e consigo mesmo. Concluo que a reorganização do espaço, as propostas cheias de significados, os afetos e amorosidades que perpassavam o trabalho com as crianças, de algum modo, colaboraram para que a mudança no seu desenvolvimento se efetivasse. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Pedagogia (1399)
Este item está licenciado na Creative Commons License