Contemplação e afecção : o sentido da experiência sensível e da produção de sentido em espectadores de dança
Visualizar/abrir
Data
2018Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
A presente monografia trata sobre o sentido de experiência no espectador de dança como participante ativo na fruição da cena. Pretende-se investigar analítico-interpretativamente a ligação entre a recepção estética do espetáculo e a vida emocional ativa do espectador e como essa relação se traduz em uma noção de imagens mentais internas, que produzem uma memória afetiva, sensível e de sentimentos gerando produção de sentido e significações de ordem subjetiva e narrativa. O processo de produção ...
A presente monografia trata sobre o sentido de experiência no espectador de dança como participante ativo na fruição da cena. Pretende-se investigar analítico-interpretativamente a ligação entre a recepção estética do espetáculo e a vida emocional ativa do espectador e como essa relação se traduz em uma noção de imagens mentais internas, que produzem uma memória afetiva, sensível e de sentimentos gerando produção de sentido e significações de ordem subjetiva e narrativa. O processo de produção da investigação dialoga com dois conceitos principais: o sentido da experiência sensível e o espectador ativo. Esses dois conceitos centrais do trabalho guiam a análise dos relatos de espectadores que contribuíram com relatos de suas experiências de contemplação e afecção em espetáculos de dança. ...
Resumen
La presente monografía trata sobre el sentido de la experiencia del espectador de danza como participante activo en la fruición de la escena. El objetivo es investigar analítica-interpretativamente la relación entre la recepción estética del espectáculo y la vida emocional activa del espectador y cómo esta relación se traduce en una noción de imágenes mentales internas que producen una memorias afectivas, sensibles y de sentimientos y generan sentidos y significaciones de orden subjetivo y narr ...
La presente monografía trata sobre el sentido de la experiencia del espectador de danza como participante activo en la fruición de la escena. El objetivo es investigar analítica-interpretativamente la relación entre la recepción estética del espectáculo y la vida emocional activa del espectador y cómo esta relación se traduce en una noción de imágenes mentales internas que producen una memorias afectivas, sensibles y de sentimientos y generan sentidos y significaciones de orden subjetivo y narrativo. El proceso de producción de la investigación dialoga con dos conceptos principales: el sentido de la experiencia sensible y el espectador activo. Estos dos conceptos centrales en el trabajo conducen el análisis de los relatos de espectadores que contribuyeron con sus experiencias de contemplación y afección de espectáculos de danza. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança. Curso de Dança: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Dança (148)
Este item está licenciado na Creative Commons License