O desenho e a ideia : representação e construção do pensamento projetual em arquitetura
Visualizar/abrir
Data
2018Autor
Orientador
Nível acadêmico
Mestrado
Tipo
Assunto
Resumo
Esta pesquisa busca discutir as relações existentes entre o desenho e seu reflexo na construção do pensamento de projeto em arquitetura. Abordam-se pontos relacionados ao processo cognitivo, linguagem e criatividade, bem como formas de aquisição de conhecimento por meio do sistema sensório-motor. Uma abordagem histórica focada nos tipos e modos de representação ilustra o papel do desenho como ferramenta de auxílio no desenvolvimento do projeto arquitetônico. Apresentam-se também elementos relac ...
Esta pesquisa busca discutir as relações existentes entre o desenho e seu reflexo na construção do pensamento de projeto em arquitetura. Abordam-se pontos relacionados ao processo cognitivo, linguagem e criatividade, bem como formas de aquisição de conhecimento por meio do sistema sensório-motor. Uma abordagem histórica focada nos tipos e modos de representação ilustra o papel do desenho como ferramenta de auxílio no desenvolvimento do projeto arquitetônico. Apresentam-se também elementos relacionados ao ensino e à aprendizagem do desenho como instrumento de apoio à criatividade e à aproximação do estudante ao mundo físico. Tais aspectos foram investigados em um estudo de caso envolvendo quatro turmas de estudantes de Arquitetura e Urbanismo, analisadas em duas disciplinas: uma relacionada a desenho e, a outra, a projeto. O resultado geral mostrou que os estudantes com melhor desempenho em desenho apresentaram melhor desempenho em projeto; contudo, mesmo aqueles com maior dificuldade em desenho, apoiados em métodos e sistemas de organização espacial previamente pensados, também apresentaram resultados projetuais consistentes. ...
Abstract
This research intends to discuss the relation between drawing and its influence in the construction of project thinking in Architecture. Points related to the cognitive process, language and creativity are discussed, as well as ways of acquiring knowledge through the sensorimotor system. A historical approach, focused on the categories and modes of representation, illustrates the role of design as a tool to support the development of architectural project. There are also elements related to the ...
This research intends to discuss the relation between drawing and its influence in the construction of project thinking in Architecture. Points related to the cognitive process, language and creativity are discussed, as well as ways of acquiring knowledge through the sensorimotor system. A historical approach, focused on the categories and modes of representation, illustrates the role of design as a tool to support the development of architectural project. There are also elements related to the teaching and learning of drawing as an instrument to support creativity and the student's approach to the physical world. These aspects were investigated in a case study involving four classes of Architecture and Urbanism students, analyzed in two disciplines: one related to drawing and, the other, related to the project. The overall result demonstrated that students with better performance in drawing presented better performance in architectural project. However, even those with greater difficulty in drawing, supported by previously thought out spatial organization methods and systems, also presented consistent project results. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Arquitetura. Programa de Pesquisa e Pós-Graduação em Arquitetura.
Coleções
-
Ciências Sociais Aplicadas (6070)Arquitetura (392)
Este item está licenciado na Creative Commons License