Navegação Ensino de Física - ProFis por Assunto "Aprendizagem significativa"
Resultados 1-13 de 13
-
Aprendizagem baseada em projetos no ensino de física : uma proposta de website como recurso potencialmente significativo no estudo de acústica
(2022) [Dissertação]Não é incomum identificar na literatura de Ensino de Ciências duras críticas às metodologias que não estimulam o protagonismo do estudante no processo de aprendizagem. Elas normalmente são avaliadas como não efetivas frente ... -
As barragens de rejeitos no Brasil : uma proposta de ensino de hidrostática significativa crítica
(2022) [Dissertação]A proposta desta dissertação refere-se ao ensino do conteúdo de Hidrostática, com contribuições do aspecto sociocientífico, que acolhe questões sociais relacionadas a conhecimentos científicos atuais: barragens de rejeitos. ... -
O ensino da conservação de energia mecânica mediada pelo uso de metodologias ativas de aprendizagem
(2018) [Dissertação]Por diversas razões, ser professor, especialmente de física, se tornou um grande desafio nas últimas décadas. A crescente desvalorização da profissão docente, a falta de incentivos e de financiamentos em aulas práticas e ... -
Um guia ilustrado, como material potencialmente significativo, para ensinar a Teoria da Relatividade Restrita
(2020) [Dissertação]O presente trabalho propõe-se a elaborar uma sequência didática em guia ilustrado, utilizando-os para possibilitar aprendizagens significativas no ensino da Teoria da Relatividade Restrita (TRR), de Albert Einstein – tópico ... -
A interação radiação-matéria e os processos reativos : uma sequência didática significativa para o ensino médio
(2020) [Dissertação]O trabalho proposto apresenta uma nova abordagem para a investigação de modelos atômicos, estrutura da matéria, radiação e eletromagnetismo, integrando dois tópicos em ciências físicas que, a princípio, não estão relacionados ... -
Lançamento oblíquo de foguete a propulsão de água em uma sequência de ensino potencialmente significativa
(2020) [Dissertação]Este trabalho teve por objetivo a construção de um produto educacional que pudesse ser utilizado no componente curricular de Física no Ensino Médio, contextualizando de forma experimental a construção e lançamento de ... -
Ondas mecânicas : uma cartilha e sequência didática para o Ensino Médio
(2023) [Dissertação]Como é bem conhecido, no ensino médio o ensino da física ainda ocorre majoritariamente com a exploração de conteúdos como a cinemática e as leis de Newton. Por outro lado, na BNCC do Ensino Médio, a área de Ciências da ... -
Proposta didática teórico-experimental para uma abordagem histórica dos conceitos de universo, força e movimento
(2019) [Dissertação]O presente trabalho tem por objetivo apresentar uma alternativa ao ensino da dinâmica e das concepções de universo. Inclui um produto educacional organizado na forma de sequência didática e baseado em uma abordagem histórica ... -
O RPG como uma abordagem investigativa para o ensino de física moderna e contemporânea ao longo do Ensino Médio
(2021) [Dissertação]A sociedade mudou e as conexões tecnológicas revolucionaram o modo de vida das pessoas. A pós-modernidade é uma realidade e os jovens estudantes, nativos digitais, estão expostos a um universo de informações que chegam a ... -
Uma sequência de ensino sobre torque para estudantes do Ensino Fundamental
(2023) [Dissertação]Esta dissertação descreve o desenvolvimento e aplicação de uma sequência de ensino com ênfase em atividades práticas, interativas e investigativas, adequadas para uma turma do ensino fundamental. Mediante o uso de ... -
Uma sequência didática envolvendo os conceitos básicos de ondas mecânicas utilizando os métodos just-in-time teaching e peer instruction na perspectiva da teoria da aprendizagem significativa e da teoria sociointeracionista
(2019) [Dissertação]Este trabalho tem como objetivo apresentar uma proposta para o ensino de conceitos básicos sobre ondas mecânicas, através da integração de duas metodologias ativas de ensino, o Just-in-Time Teaching e o Peer Instruction, ... -
Sequências didáticas significativas para o ensino do Princípio de Arquimedes integrando teoria e experimento
(2018) [Dissertação]As sequências didáticas constituem-se de uma metodologia de ensino-aprendizagem em que uma sucessão de procedimentos pré-estabelecidos tende a desenvolver uma linha de raciocínio nas estruturas cognitivas do estudante de ... -
A teoria da relatividade restrita em uma sequência de ensino potencialmente significativa com o uso de histórias em quadrinhos
(2019) [Dissertação]Este trabalho resulta do desenvolvimento e aplicação de um produto educacional vinculado ao Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física, UFRGS. O ensino da física moderna e contemporânea vem ganhando espaço nas aulas ...