Proposta didática teórico-experimental para uma abordagem histórica dos conceitos de universo, força e movimento
Visualizar/abrir
Data
2019Orientador
Co-orientador
Nível acadêmico
Mestrado profissional
Tipo
Assunto
Resumo
O presente trabalho tem por objetivo apresentar uma alternativa ao ensino da dinâmica e das concepções de universo. Inclui um produto educacional organizado na forma de sequência didática e baseado em uma abordagem histórica e de experimentação e interação com pequenas demonstrações. O planejamento e o desenvolvimento das aulas são norteados pela Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel, envolvendo uma preocupação constante de identificar os conhecimentos prévio dos alunos ao serem ...
O presente trabalho tem por objetivo apresentar uma alternativa ao ensino da dinâmica e das concepções de universo. Inclui um produto educacional organizado na forma de sequência didática e baseado em uma abordagem histórica e de experimentação e interação com pequenas demonstrações. O planejamento e o desenvolvimento das aulas são norteados pela Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel, envolvendo uma preocupação constante de identificar os conhecimentos prévio dos alunos ao serem apresentados aos materiais instrucionais. As aulas foram desenvolvidas nas turmas de 9º ano dos anos finais do Colégio Farroupilha, situado na cidade de Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Os alunos foram expostos a uma abordagem histórica da evolução do conceito de força e sua influência nos movimentos, interpretando e reinterpretando os mesmos de acordo com as épocas da história. A aplicação dessa sequência didática, na forma de um produto educacional, indicou bons resultados referentes ao processo de evolução conceitual. A partir da análise dos resultados entende-se que a proposta apresenta um grande potencial para a aprendizagem significativa dos conteúdos em questão. ...
Abstract
The present work aims to present an alternative to the teaching of dynamics and universe conceptions. It includes an educational product organized in the form of a didactic sequence and based on a historical approach and experimentation and interaction with small demonstrations. The planning and development of the classes are guided by David Ausubel's Theory of Meaningful Learning, involving a constant concern to identify students' prior knowledge when presented to instructional materials. The ...
The present work aims to present an alternative to the teaching of dynamics and universe conceptions. It includes an educational product organized in the form of a didactic sequence and based on a historical approach and experimentation and interaction with small demonstrations. The planning and development of the classes are guided by David Ausubel's Theory of Meaningful Learning, involving a constant concern to identify students' prior knowledge when presented to instructional materials. The classes were developed in the 9th grade classes of the final years of the Farroupilha High School, located in the city of Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Students were exposed to a historical approach to the evolution of the concept of force and its influence on movements, interpreting and reinterpreting them according to the epochs of history. The application of this didactic sequence, in the form of an educational product, indicated good results regarding the process of conceptual evolution. From the analysis of the results it is understood that the proposal presents a great potential for the meaningful learning of the contents in question. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Campus Litoral Norte. Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física.
Coleções
-
Multidisciplinar (2555)
Este item está licenciado na Creative Commons License