As passagens subterrâneas de pedestres em Brasília : iluminação e percepção
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Data
2018Orientador
Nível acadêmico
Mestrado
Tipo
Assunto
Resumo
O crescente efeito do tráfego veicular sobre o espaço público vem sendo o grande desafio das cidades contemporâneas. A conexão de pedestres entre vias e equipamentos de transporte de massa são atividades que largamente têm feito uso de áreas abaixo da superfície, tornando os corredores subterrâneos cada vez mais presentes nas grandes cidades. Ao permitir deslocamentos mais ágeis entre os espaços, esses corredores atendem às demandas da sociedade urbana contemporânea. A configuração do corredor ...
O crescente efeito do tráfego veicular sobre o espaço público vem sendo o grande desafio das cidades contemporâneas. A conexão de pedestres entre vias e equipamentos de transporte de massa são atividades que largamente têm feito uso de áreas abaixo da superfície, tornando os corredores subterrâneos cada vez mais presentes nas grandes cidades. Ao permitir deslocamentos mais ágeis entre os espaços, esses corredores atendem às demandas da sociedade urbana contemporânea. A configuração do corredor está em todo lugar, seja na escala urbana, como caminhos para pedestres e vias de veículos, quanto na escala interna das diversas tipologias de edificações e pode-se afirmar que são inseparáveis do uso comum. Tratando-se de espaços de passagem que são, muitas vezes, confinados, manter as condições de conforto ambiental representa um dos grandes desafios. Este trabalho aborda o papel na iluminação nessa tipologia, tendo como objetivo analisar os efeitos da iluminação na interação pessoa- -ambiente em passagens subterrâneas de pedestres. A partir de uma revisão teórica sobre os corredores na arquitetura e sua relação com a luz, foi realizado um estudo de caso nas passagens subterrâneas de Brasília, por se tratarem de elementos fundamentais na concepção urbanística do Plano Piloto, mas, que se encontram em crítica situação de ocupação. Com iluminação deficiente, elas são alvo de criminalidade e, em consequência, evitadas pela população. A metodologia envolveu, também, pesquisa documental sobre o projeto original, levantamento das características do projeto existente e medições in loco das características do sistema de iluminação, tanto natural quanto elétrica. As entrevistas realizadas com os pedestres buscaram compreender a percepção do usuário sobre a forma como o espaço era iluminado. A partir dos dados coletados, foram realizadas simulações com o software DialuxEvo, comparando a iluminação existente e o projeto original das passagens, projetados por Lúcio Costa. Resultados preliminares demonstraram uma percepção muito negativa dos usuários em relação às passagens no subsolo, em especial, em relação à forma como estão iluminadas. As simulações confirmam a hipótese de que no projeto original de Lúcio Costa (1958) teríamos mais incidência de luz natural e, provavelmente, uma modificação na percepção do usuário que utiliza estes espaços. ...
Abstract
The massive effect of vehicular traffic on public space has been the great challenge in the contemporary cities. The connections of pedestrians between roads and mass transportation equipment is one of the activities that has largely made use of areas below the surface, making underground corridors more and more present in large cities. Corridor is everywhere: on the urban scale as footpaths and vehicle paths, or on the internal scale of the various typologies of buildings. So, can be said that ...
The massive effect of vehicular traffic on public space has been the great challenge in the contemporary cities. The connections of pedestrians between roads and mass transportation equipment is one of the activities that has largely made use of areas below the surface, making underground corridors more and more present in large cities. Corridor is everywhere: on the urban scale as footpaths and vehicle paths, or on the internal scale of the various typologies of buildings. So, can be said that they are inseparable from common use. The conditions of environmental comfort represent one of the great challenges when it comes to passage spaces that are also often confined. This paper discusses the role of lighting in this typology, with the objective of analyzing the effects of lighting on the person- -environment interaction in pedestrian’s underground passages. Based on a theoretical review of the corridors in architecture and its relationship with light, a case study was carried out in pedestrian’s Brasilia underground passages. They are fundamental elements in the urban design of the Pilot Plan, but are in a critical situation of occupation. With poor lighting system, they are subject to crime and, therefore, avoided by the population. The methodology also involved documentary research on the original design, survey of the characteristics of the existing project and in loco measurements of the characteristics of the lighting system, both natural and artificial. Interviews with pedestrians sought to understand the user’s perception of how space was illuminated. From the data collected, simulations were performed with the DialuxEvo software, comparing the existing lighting system and the original design of the passages, designed by Lúcio Costa. Preliminary results have shown a very negative perception of users with subsoil passages, especially regarding how they are illuminated. The simulations confirm the hypothesis that in the original project of Lúcio Costa (1958) we would have more incidence of natural light and, consequently, a modification in the perception of the user in these spaces. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Arquitetura. Programa de Pesquisa e Pós-Graduação em Arquitetura.
Coleções
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Ciências Sociais Aplicadas (6059)Arquitetura (392)
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