Tecendo novas perspectivas diante da concepção de saúde na educação
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Data
2015Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
O presente trabalho se propõe a problematizar os altos números de encaminhamentos dos “alunos-difíceis” realizados pelas escolas para os serviços especializados em saúde a partir de uma discussão teórica. Aspectos de controle e de homogeneização dos alunos por parte da escola tornam-se evidentes a partir dessas práticas que encaminham as crianças e os adolescentes que fogem do ideal almejado pelas escolas. Problematiza-se a falta de uma visão ampliada para os impasses educacionais dentro da sua ...
O presente trabalho se propõe a problematizar os altos números de encaminhamentos dos “alunos-difíceis” realizados pelas escolas para os serviços especializados em saúde a partir de uma discussão teórica. Aspectos de controle e de homogeneização dos alunos por parte da escola tornam-se evidentes a partir dessas práticas que encaminham as crianças e os adolescentes que fogem do ideal almejado pelas escolas. Problematiza-se a falta de uma visão ampliada para os impasses educacionais dentro da sua complexidade e a necessidade de um olhar singular e integral para os alunos. A sobrecarga de trabalho apresentada pelos educadores é sabida, contudo lança-se o desafio de reflexão acerca do desenvolvimento de novas práticas de cuidado por parte do educador e da análise dos modos de pensar/fazer educação. Frequentemente a escola contribui com o cenário atual de medicalização e de patologização da infância, sendo assim, o trabalho também se propõe a pensar em uma educação ampliada que potencialize no espaço da escola a produção de saúde. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Psicologia. Curso de Psicologia.
Coleções
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TCC Psicologia (438)
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