Tecendo novas perspectivas diante da concepção de saúde na educação
dc.contributor.advisor | Tschiedel, Rosemarie Gärtner | pt_BR |
dc.contributor.author | Soldi, Tieli Priscila | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2018-10-23T02:41:26Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2015 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/183889 | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho se propõe a problematizar os altos números de encaminhamentos dos “alunos-difíceis” realizados pelas escolas para os serviços especializados em saúde a partir de uma discussão teórica. Aspectos de controle e de homogeneização dos alunos por parte da escola tornam-se evidentes a partir dessas práticas que encaminham as crianças e os adolescentes que fogem do ideal almejado pelas escolas. Problematiza-se a falta de uma visão ampliada para os impasses educacionais dentro da sua complexidade e a necessidade de um olhar singular e integral para os alunos. A sobrecarga de trabalho apresentada pelos educadores é sabida, contudo lança-se o desafio de reflexão acerca do desenvolvimento de novas práticas de cuidado por parte do educador e da análise dos modos de pensar/fazer educação. Frequentemente a escola contribui com o cenário atual de medicalização e de patologização da infância, sendo assim, o trabalho também se propõe a pensar em uma educação ampliada que potencialize no espaço da escola a produção de saúde. | pt |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Saúde mental | pt_BR |
dc.subject | Infância | pt_BR |
dc.subject | Medicalização | pt_BR |
dc.title | Tecendo novas perspectivas diante da concepção de saúde na educação | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000988612 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Psicologia | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2015 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Psicologia | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
TCC Psicologia (438)