Uma autobiografia autorizada sobre a atuação em Moscas e Remontagem
Visualizar/abrir
Data
2018Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
Esta monografia estuda o trabalho do ator em uma perspectiva autoetnográfica, a partir da minha experiência nos processos de criação de dois espetáculos teatrais: Moscas (2015) e Remontagem (2017), ambos realizados na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. As trajetórias de cada peça são analisadas principalmente à luz dos conceitos de mímesis corpórea de Renato Ferracini e de continuum de Michael Kirby entre “atuação” e “não-atuação”. O objetivo é compreender as técnicas e os procedimentos ...
Esta monografia estuda o trabalho do ator em uma perspectiva autoetnográfica, a partir da minha experiência nos processos de criação de dois espetáculos teatrais: Moscas (2015) e Remontagem (2017), ambos realizados na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. As trajetórias de cada peça são analisadas principalmente à luz dos conceitos de mímesis corpórea de Renato Ferracini e de continuum de Michael Kirby entre “atuação” e “não-atuação”. O objetivo é compreender as técnicas e os procedimentos vividos no trabalho de composição do ator que entrega a sua própria memória e presença para a personificação da cena. Busca-se registrar, indicar e relacionar questões que se destacam no trabalho de construção de personagem e os trânsitos entre ficção e não ficção que emergem de um repertório pessoal - autobiográfico. ...
Abstract
This monograph examines the work of the actor in an auto-ethnographic perspective, based on my experience on the process of creation of two theatrical spectacles: Moscas (2015) and Remontagem (2017), both performed at the Federal University of Rio Grande do Sul. The trajectories of each play are analyzed in the light of Renato Ferracini's concepts of corporeal mimesis and Michael Kirby's continuum between "acting" and "non-acting". The aim is to understand the techniques and procedures lived in ...
This monograph examines the work of the actor in an auto-ethnographic perspective, based on my experience on the process of creation of two theatrical spectacles: Moscas (2015) and Remontagem (2017), both performed at the Federal University of Rio Grande do Sul. The trajectories of each play are analyzed in the light of Renato Ferracini's concepts of corporeal mimesis and Michael Kirby's continuum between "acting" and "non-acting". The aim is to understand the techniques and procedures lived in the composition work of the actor who gives his own memory and presence to the personification of the scene. It seeks to register, point out and establish relationships among issues that stand out in the work of character construction and the transits between fiction and nonfiction that emerge from a personal repertoire - autobiographical. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Artes. Curso de Teatro: Habilitação em Interpretação Teatral: Bacharelado.
Coleções
-
TCC Teatro (243)
Este item está licenciado na Creative Commons License