Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSachs, Cláudia Müllerpt_BR
dc.contributor.authorDutra, André Luiz Varelapt_BR
dc.date.accessioned2018-09-06T02:30:34Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/181723pt_BR
dc.description.abstractEsta monografia estuda o trabalho do ator em uma perspectiva autoetnográfica, a partir da minha experiência nos processos de criação de dois espetáculos teatrais: Moscas (2015) e Remontagem (2017), ambos realizados na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. As trajetórias de cada peça são analisadas principalmente à luz dos conceitos de mímesis corpórea de Renato Ferracini e de continuum de Michael Kirby entre “atuação” e “não-atuação”. O objetivo é compreender as técnicas e os procedimentos vividos no trabalho de composição do ator que entrega a sua própria memória e presença para a personificação da cena. Busca-se registrar, indicar e relacionar questões que se destacam no trabalho de construção de personagem e os trânsitos entre ficção e não ficção que emergem de um repertório pessoal - autobiográfico.pt
dc.description.abstractThis monograph examines the work of the actor in an auto-ethnographic perspective, based on my experience on the process of creation of two theatrical spectacles: Moscas (2015) and Remontagem (2017), both performed at the Federal University of Rio Grande do Sul. The trajectories of each play are analyzed in the light of Renato Ferracini's concepts of corporeal mimesis and Michael Kirby's continuum between "acting" and "non-acting". The aim is to understand the techniques and procedures lived in the composition work of the actor who gives his own memory and presence to the personification of the scene. It seeks to register, point out and establish relationships among issues that stand out in the work of character construction and the transits between fiction and nonfiction that emerge from a personal repertoire - autobiographical.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAutobiografiapt_BR
dc.subjectActingen
dc.subjectAtuação teatralpt_BR
dc.subjectCreation processen
dc.subjectMímesispt_BR
dc.subjectCharacteren
dc.subjectMimesisen
dc.subjectPersonagempt_BR
dc.subjectProcesso de criaçãopt_BR
dc.subjectFictionen
dc.subjectAutobiographicalen
dc.titleUma autobiografia autorizada sobre a atuação em Moscas e Remontagempt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001075326pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Artespt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2018pt_BR
dc.degree.graduationTeatro: Habilitação em Interpretação Teatral: Bachareladopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples