O acolhimento dos bebês na creche : tensões, desafios e propostas no contexto da pedagogia da infância
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Data
2018Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
O presente trabalho de conclusão do curso de Pedagogia buscou compreender como as professoras de berçário pensam o acolhimento dos bebês para a construção de um vínculo afetivo durante o seu ingresso na creche. Os principais objetivos do trabalho foram: apresentar os conceitos de adaptação, inserimento e acolhimento e qual a sua contribuição no contexto educativo brasileiro; investigar a importância da construção do vínculo afetivo entre bebê e professora para o processo de acolhimento; analisa ...
O presente trabalho de conclusão do curso de Pedagogia buscou compreender como as professoras de berçário pensam o acolhimento dos bebês para a construção de um vínculo afetivo durante o seu ingresso na creche. Os principais objetivos do trabalho foram: apresentar os conceitos de adaptação, inserimento e acolhimento e qual a sua contribuição no contexto educativo brasileiro; investigar a importância da construção do vínculo afetivo entre bebê e professora para o processo de acolhimento; analisar as concepções e entendimento das professoras de berçário sobre o processo de acolhimento; identificar os fatores que interferem no acolhimento a partir do olhar das professoras e propor alternativas de mudanças qualitativas no processo a partir da bibliografia estudada. Metodologicamente, foi desenvolvida a partir de uma pesquisa bibliográfica sobre os conceitos e da realização de entrevistas semiestruturadas com quatro professoras de turmas de berçário, das redes pública e privada da cidade de Porto Alegre e região metropolitana. A partir da produção de dados, foram definidas unidades de análise baseadas nos eixos acolhimento, vínculo afetivo e participação das famílias. Com base na produção de dados, foi possível identificar algumas ações de acolhimento dos bebês nas práticas docentes, de acordo com o referencial teórico estudado. Por outro lado, também foi possível perceber que o acolhimento dos bebês na creche, enquanto práxis educativa tem pouca expressividade. Por fim, os dados apresentados na presente pesquisa contribuem para que os professores reflitam sobre as suas concepções em relação aos modos como os bebês têm sido recebidos na creche. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Coleções
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TCC Pedagogia (1399)
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