Qualidade espacial urbana : o ponto de vista do pedestre
Visualizar/abrir
Data
2018Autor
Orientador
Nível acadêmico
Doutorado
Tipo
Resumo
O trabalho apresentado no que segue busca desenvolver um método de aferição da qualidade espacial urbana desde o ponto de vista do pedestre. A abordagem trazida no estudo tem em sua essência o pedestre como avaliador principal da qualidade espacial da cidade, entendendo-se que é ele quem vivência os espaços urbanos do modo mais direto em seu corpo a corpo com o meio nos deslocamentos cotidianos necessários para ancorar suas práticas. Entende-se que o estudo da cidade a partir da perspectiva do ...
O trabalho apresentado no que segue busca desenvolver um método de aferição da qualidade espacial urbana desde o ponto de vista do pedestre. A abordagem trazida no estudo tem em sua essência o pedestre como avaliador principal da qualidade espacial da cidade, entendendo-se que é ele quem vivência os espaços urbanos do modo mais direto em seu corpo a corpo com o meio nos deslocamentos cotidianos necessários para ancorar suas práticas. Entende-se que o estudo da cidade a partir da perspectiva do pedestre é fundamental em uma época dominada pelo automóvel e seus derivativos gerando progressivamente um espaço urbano hostil. Em seu intuito descritivo o trabalho foi dividido em quatro partes. A primeira, a fundamentação teórica, elabora sobre a evolução do conceito de qualidade espacial urbana concomitante com a evolução das teorias do urbanismo ao longo do século passado, mostrando como o conceito já faz parte, com diferentes roupagens, da preocupação de uma linha de autores. A segunda parte, tendo em conta os insumos vindos dos autores revisados no capítulo inicial, busca delinear um método capaz de descrever os ingredientes da qualidade espacial urbana, um método devidamente ancorado no ponto de vista do pedestre, em um procedimento que resultará, ao final, na elaboração de um conjunto de indicadores de aferição da dita qualidade espacial. A terceira parte do trabalho se propõe a aplicar os conceitos e métodos descritivos trazidos nos dois primeiros capítulos em um estudo de caso, uma cidade real. Para isso foi escolhida a cidade de Curitiba, por um lado, em virtude da proximidade dessa com a sede institucional dessa pesquisa, e, principalmente, por ser essa cidade considerada mundialmente como exemplo de planejamento urbano bem sucedido. A evolução urbana da cidade de Curitiba é desse modo inicialmente desvendada à luz dos ingredientes da qualidade espacial, através de mapas históricos e depoimentos acerca da vivência espacial da cidade em diferentes épocas. Desse procedimento resultou a seleção de uma área da cidade que foi estudada através do assim denominado método do observador, um procedimento que explora o potencial da caminhada como método de estudo em arquitetura e urbanismo. O trabalho demonstra nessa etapa empírica que o método ali utilizado, ainda que experimental, possui efetividade na aferição da Qualidade Espacial Urbana e que, teria efetividade se tomado como instrumento de apoio na tomada de decisões em intervenções reais. ...
Abstract
The work presented here seeks to develop a method of measuring urban spatial quality from the pedestrian point of view. The approach taken in the study has in its essence the pedestrian as the main evaluator of the spatial quality of the city, understanding that it is he who lives the urban spaces in the most direct way in his body to body with the means in the daily displacements necessary to anchor his practices. It is understood that the study of the city from the perspective of the pedestri ...
The work presented here seeks to develop a method of measuring urban spatial quality from the pedestrian point of view. The approach taken in the study has in its essence the pedestrian as the main evaluator of the spatial quality of the city, understanding that it is he who lives the urban spaces in the most direct way in his body to body with the means in the daily displacements necessary to anchor his practices. It is understood that the study of the city from the perspective of the pedestrian is fundamental in an era dominated by the automobile and its derivatives gradually creating a hostile urban space. In its descriptive intent the work was divided into four parts. The first, the theoretical basis, elaborates on the evolution of the concept of urban spatial quality concomitant with the evolution of urbanism theories over the last century, showing how the concept is already part, with different clothes, the concern of a line of authors. The second part, taking into account the inputs from the authors reviewed in the initial chapter, seeks to outline a method capable of describing the ingredients of urban spatial quality, a method duly anchored from the pedestrian's point of view, in a procedure that will, in the end, in the elaboration of a set of indicators of measurement of said spatial quality. The third part of the paper proposes to apply the concepts and descriptive methods brought in the first two chapters in a case study, a real city. For this, the city of Curitiba was chosen, on the one hand, due to its proximity to the institutional headquarters of this research, and, especially, because this city is considered worldwide as an example of successful urban planning. The urban evolution of the city of Curitiba is thus unveiled in the light of the ingredients of spatial quality, through historical maps and testimonies about the spatial experience of the city at different times. This procedure resulted in the selection of an area of the city that was studied through the so-called observer method, a procedure that explores the potential of walking as a method of study in architecture and urbanism. The work demonstrates at this empirical stage that the method used there, although experimental, has effectiveness in the measurement of Urban Space Quality and that, if it is effective as an instrument of support in decision making in real interventions. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Arquitetura. Programa de Pesquisa e Pós-Graduação em Arquitetura.
Coleções
-
Ciências Sociais Aplicadas (6070)Arquitetura (392)
Este item está licenciado na Creative Commons License