Liderança ou hegemonia regional? percepções do Brasil na imprensa argentina, venezuelana, colombiana e chilena
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Data
2016Autor
Orientador
Nível acadêmico
Mestrado
Tipo
Assunto
Resumo
No final da década de 1990, em um contexto de fim da Guerra Fria e redução de engajamento estadunidense na América do Sul, o Brasil encontra espaço para exercer um papel cada vez mais importante na região, condizente com o seu crescente peso econômico no subcontinente e no mundo. Nesse contexto, o objetivo do artigo é analisar a percepção dos países sulamericanos sobre o comportamento brasileiro na América do Sul. O processo discursivo de co-constituição entre líder e seguidores é observado por ...
No final da década de 1990, em um contexto de fim da Guerra Fria e redução de engajamento estadunidense na América do Sul, o Brasil encontra espaço para exercer um papel cada vez mais importante na região, condizente com o seu crescente peso econômico no subcontinente e no mundo. Nesse contexto, o objetivo do artigo é analisar a percepção dos países sulamericanos sobre o comportamento brasileiro na América do Sul. O processo discursivo de co-constituição entre líder e seguidores é observado por meio dos veículos de comunicação, dada sua relação simbiótica com a opinião pública. A pesquisa empírica utilizou artigos jornalísticos relevantes de oito jornais sul-americanos, de quatro países diferentes, que se referiram a atributos da potencial hegemonia e liderança brasileira. ...
Abstract
In the late 1990s, in the context of Cold War and reduced US engagement in South America, Brazil has started to exercise an increasingly important role in the region, consistent with its also increasingly economic weight in the subcontinent and in the world. This article aims at assessing the perception of other South American countries regarding Brazilian behavior in South America. The discursive process of co- creation between leader and followers is observed through an analysis of media outl ...
In the late 1990s, in the context of Cold War and reduced US engagement in South America, Brazil has started to exercise an increasingly important role in the region, consistent with its also increasingly economic weight in the subcontinent and in the world. This article aims at assessing the perception of other South American countries regarding Brazilian behavior in South America. The discursive process of co- creation between leader and followers is observed through an analysis of media outlets, given their symbiotic relationship with public opinion. Empirical research was conducted using selected news articles from eight South American newspapers from four different countries, which referred to attributes of potential Brazilian hegemony and leadership. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Ciências Econômicas. Programa de Pós-Graduação em Estudos Estratégicos Internacionais.
Coleções
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Ciências Sociais Aplicadas (6059)
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