Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSilva, Dinorá Fraga dapt_BR
dc.contributor.authorDias, Miriam Benigna Lessapt_BR
dc.date.accessioned2008-07-02T04:15:56Zpt_BR
dc.date.issued2007pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/13254pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa trata das percepções corporais e da necessidade de se trabalhar com o sentir na formação de professores, partindo do Jogo Teatral e ampliando para o Jogo Estésico. A pesquisa propõe formas de percepção, que incluem e ampliam as percepções dos cinco sentidos, perseguindo estados ampliados da consciência, numa busca pela transcendência do ser humano, a partir do sensível, recorrendo para esse enfoque à perspectiva de ser integral de Ken Wilber e aos estudos de Apometria, desenvolvidos por José Lacerda de Azevedo. A metodologia se apóia no conceito de vivência, pois a considero um ato de criação e assumo a inseparatividade entre sujeito que observa e sujeito que é observado. O Método orienta-se por uma Fenomenologia baseada em Merleau-Ponty complementada pela visão da Hermenêutica Imaginativa de Márcia Sá Cavalcante Schuback. Finalmente, após o trabalho de interpretação das vivências, realizando os diálogos necessários com os autores escolhidos e criando novos significados, avalio que o trabalho constituiu-se como contribuição para a formação de professores, através de novas percepções da realidade, necessárias para uma educação integral, tal como é compreendida nesta tese.pt_BR
dc.description.abstractThís research deals with the corporal perceptions and the need to work with feelings when training teachers based on the Drama Game and expanding into the Esthesíc Game. The research proposes forms of perceptíon that include and expand the perceptions of the tive senses, pursuing expanded states of the conscience in a search for the transcendence of the human beíng based on being sensitive and using this focus with the perspective of the ''whole being" by Ken Wilber and the Apometry studies developed by José Lacerda de Azevedo. The methodology is supported on the concept of interaction because I consider it an act of creation and assume the inseparability between the subject that observes and the subject that is being observed. The Method is guided by a Phenomenology based on Merleau-Ponty complemented by the vision of the Imaginative Hermeneutics of Márcia Sá Cavalcante Schuback. Finaliy, after the work of ínterpretíng the interactions, carrying out the dialogues needed with the authors chosen, and creating new meanings, I consider the work as beíng a contribution toward the training of teachers by means of new perceptions of reaJity, which is needed for an integral education such as what is covered in this thesis.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectIntegral educationen
dc.subjectJogopt_BR
dc.subjectTeatropt_BR
dc.subjectTraining of teachersen
dc.subjectProfessorpt_BR
dc.subjectEsthesic gameen
dc.subjectFormaçãopt_BR
dc.subjectEducação integralpt_BR
dc.titleO jogo estésico : uma possibilidade de educação integralpt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.nrb000642216pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2007pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples