Produção textual e enunciação : a aproximação entre teoria e prática
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Data
2014Orientador
Nível acadêmico
Especialização
Resumo
A produção textual no Ensino Médio, em grande parte resume-se a uma prática centrada na estrutura dissertativa e no treino de períodos impessoais. Essa insistência, há anos presente no final da Educação Básica, sustenta-se hoje em razão da aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM, prova aplicada ao final do Ensino Médio, que avalia a produção de um texto dissertativo-argumentativo como um dos requisitos para aprovação. Fez-se necessário, então, buscar alternativas que possam instrumen ...
A produção textual no Ensino Médio, em grande parte resume-se a uma prática centrada na estrutura dissertativa e no treino de períodos impessoais. Essa insistência, há anos presente no final da Educação Básica, sustenta-se hoje em razão da aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM, prova aplicada ao final do Ensino Médio, que avalia a produção de um texto dissertativo-argumentativo como um dos requisitos para aprovação. Fez-se necessário, então, buscar alternativas que possam instrumentalizar o aluno de forma que o permita produzir seu texto dissertativo com segurança e autonomia. Assim, buscou-se junto à Teoria da Enunciação, de Émile Benveniste, elementos que possam justificar que a apropriação da língua permite a qualidade do texto dissertativo-argumentativo, uma vez que o aluno torna-se sujeito do processo comunicativo. Far-se-á um breve relato de diferenças constatadas em produções de textos dissertativos em diferentes momentos didáticos (ora com ênfase na forma, ora com ênfase no sentido), tanto na qualidade do texto, quanto na presença das marcas de enunciação. Desta forma, tendo por base a Enunciação, pretende-se comprovar que o ato de apropriação da língua por um locutor – que passa a sujeito –, representado pelo “eu” e refere-se a um outro, representado pelo “tu”, consiste na estruturação do enunciado, tornando-se fator decisivo para atingir a qualidade textual dissertativa em sala de aula. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Letras. Curso de Especialização em Gramática e Ensino de Língua Portuguesa.
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