Conhecimento específico e pedagógico : uma integração possível na disciplina de metodologia de ensino de física
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Data
2009Orientador
Nível acadêmico
Mestrado profissional
Tipo
Assunto
Resumo
Este trabalho teve como foco melhorar a formação do professor de Física, a partir da integração entre conhecimento específico e pedagógico. Tomou-se, como fundamento, além das idéias de Vygotsky, através da interação entre aluno-aluno e aluno-professor, como forma de se adquirir conhecimento, as pesquisas realizadas por autores preocupados com a formação inicial de licenciandos. Reformulou-se a disciplina de Metodologia de Ensino de Física I, de 60h-aula, que corresponde a 20 encontros de três ...
Este trabalho teve como foco melhorar a formação do professor de Física, a partir da integração entre conhecimento específico e pedagógico. Tomou-se, como fundamento, além das idéias de Vygotsky, através da interação entre aluno-aluno e aluno-professor, como forma de se adquirir conhecimento, as pesquisas realizadas por autores preocupados com a formação inicial de licenciandos. Reformulou-se a disciplina de Metodologia de Ensino de Física I, de 60h-aula, que corresponde a 20 encontros de três horas cada um, do curso de licenciatura em Física da UNISINOS-RS, tendo em vista que a sua forma de abordagem era puramente experimental. Com a reformulação, realizada no 1o semestre de 2005, os licenciandos tiveram a oportunidade de conhecer alguns resultados de pesquisa em ensino de Física e integrá-los à sua formação de professor, através da elaboração de unidades didáticas. Esta integração pôde ser verificada nas unidades didáticas elaboradas, pois, obrigatoriamente, tinham que ter suporte pedagógico através de um autor de teorias de ensino-aprendizagem (e.g., Piaget, Vygotsky, Ausubel, Freire) ou em um dos epistemológos indicados (e.g, Popper, Kuhn, Lakatos, Laudan). Os experimentos desenvolvidos, pelos licenciandos, não foram meramente ilustrativos ou demonstrativos, complementares à teoria, mas se mostraram necessários para a real compreensão dos temas pertinentes à disciplina. Para a coleta e análise de dados, também foram utilizados, como instrumento complementar, dois questionários do tipo aberto, um sobre teorias de ensino-aprendizagem e o outro sobre epistemologia. Estes questionários foram aplicados em dois momentos: na primeira e na última aula, justamente para comparar noções sobre teorias de ensino-aprendizagem e epistemologia, expressas diretamente pelos licenciandos. Observou-se a possibilidade e adequação de desenvolvimento de atividades integradoras, considerando os diferentes enfoques metodológicos e suas bases epistemológicas. As modificações realizadas na disciplina de Metodologia de Ensino de Física I, atualmente denominada Ambiente de Aprendizagem de Física I, foram resultado de um processo, em que se abandonou o modelo tradicional, adotando um outro, inovador, no qual os alunos foram motivados a integrar o conhecimento específico com o pedagógico. ...
Abstract
The focus of this research is to improve the development of Physics teachers by means of integration between specific and pedagogical knowledge. Besides Vygotsky‟s ideas, in which knowledge is acquired through a student-student and a student-teacher interaction, researches done by authors that are concerned about the early education of college students were also taken as groundwork. The subject “Physics Education Methodology I”, from the College of Physics – UNISINOS/RS, a 60-hour discipline ta ...
The focus of this research is to improve the development of Physics teachers by means of integration between specific and pedagogical knowledge. Besides Vygotsky‟s ideas, in which knowledge is acquired through a student-student and a student-teacher interaction, researches done by authors that are concerned about the early education of college students were also taken as groundwork. The subject “Physics Education Methodology I”, from the College of Physics – UNISINOS/RS, a 60-hour discipline taught in 20 meetings, 3 hours each, was reformulated, given its purely experimental approach. As a result of that reformulation, which was conducted in the first semester of 2005, college students had the opportunity to explore some research results in Physics Education and integrate them into their teaching formation through the development of teaching units. The integration in the developed teaching units could be verified due to their need of a pedagogical support by a Teaching/Learning Theories author (e.g., Piaget, Vygotsky, Ausubel, Freire) or by one of the selected epistemology authors (e.g., Popper, Kuhn, Lakatos, Laudan). The experiments developed by the students weren‟t only illustrative or demonstrative, complementary to the theory, they were also necessary for real understanding of the topics relevant to the subject. Two open questionnaires, one about Teaching/Learning Theories and the other about epistemology, were also used as an additional instrument for collecting and analyzing data. These questionnaires were administered in the first and in the last class, in order to compare Teaching/Learning Theories and epistemology notions directly mentioned by the students. The possibility and appropriateness of the development of integrative activities were perceived, considering the different methodological approaches and its epistemological basis. The changes made to the subject “Physics Education Methodology I”, now called “Physics Learning Environment I”, were the result of a process, in which the traditional model was abandoned and another one - more innovative where the students were motivated to integrate specific and pedagogical knowledge - was adopted. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Física. Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física.
Coleções
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Multidisciplinar (2564)Ensino de Física (205)
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