Ensino de Física |
Últimas Submissões
-
A formação de professores focada na vigilância epistemológica pautada pela compreensão das relações entre fatores epistêmicos e sociais na construção da Mecânica Clássica
(2024) [Tese]É amplamente conhecido no campo do ensino de Ciências que o processo de construção do conhecimento é complexo, envolvendo tanto aspectos epistêmicos quanto sociais. Da mesma forma, já se sabe que a didatização do conhecimento ... -
Educação científica bilíngue e multimodal : astronomia na Língua brasileira de sinais em uma comunidade de aprendizagem
(2024) [Tese]A presente pesquisa apresenta um estudo que foi realizado em parceria com uma comunidade de aprendizagem do interior do estado do Rio Grande do Sul. Esta tese teve o objetivo de investigar como se constitui o domínio e a ... -
(Des)construindo a cientista : a influência das iniquidades de gênero no desenvolvimento da identidade científica de alunas de um curso de Física
(2024) [Tese]A literatura nacional sobre questões de gênero possui uma escassez de trabalhos sobre as experiências e a identidade científica das mulheres que atuam no campo da Física. Com o propósito de suprir parte dessa lacuna, este ... -
Natureza da Ciência em atividades investigativas com licenciandos em Física : contribuições da Ciência integral
(2024) [Dissertação]Este trabalho buscou compreender como o ensino da História da Ciência (HC) e da Natureza da Ciência (NdC) podem se beneficiar da implementação do Ensino de Ciências por Investigação (EnCI). Foi adotada a perspectiva de ... -
Implantação da Base Nacional Comum Curricular : estudo de caso com dois professores de Física
(2024) [Dissertação]Esta investigação teve por objetivo apresentar um panorama, desde o ponto de vista de dois professores, sobre a implementação de dois documentos normativos recentes, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a Lei 13.415/2017, ... -
Ensino de um tópico de Física Moderna articulado à história e Filosofia da Ciência : escutas e construção de diálogo entre Universidade, Escola e alunos da Educação Básica
(2024) [Tese]Esta investigação assume uma perspectiva de colocar a universidade como protagonista no diálogo com a Educação Básica e seu contexto, com vistas a uma educação científica significante e voltada para a formação transformadora. ... -
Um estudo da transposição didática e das hipóteses da Equação de Schrödinger pautada na análise de livros didáticos e de textos históricos
(2024) [Dissertação]A difusão de um conhecimento requer que esse passe por processos de transformação para que ele seja apreendido e compreendido por um estudante. O ensino de Mecânica Quântica enfrenta dificuldades por conta da sua natureza, ... -
Os currículos dos Cursos Pré vestibulares populares de Porto Alegre : a construção e a participação dos professores de Ciências da Natureza
(2024) [Dissertação]Os Cursos Pré-Vestibulares Populares são iniciativas que lutam pela redução das desigualdades geradas pelo sistema de ingresso na universidade, que, no Brasil, consiste na aplicação de concursos vestibulares, realizados ... -
Autorregulação e persistência universitária : o sentido das experiências universitárias nos cursos de Física como um elemento decisivo da persistência estudantil
(2024) [Tese]Um chavão costumeiramente difundido é de que somos produto de nossas experiências. Menos destacado, no entanto, é o fato de que as pessoas, quando submetidas a uma mesma experiência, podem reagir de modo muito distinto. A ... -
Educação ambiental crítica na formação de professores de Física
(2023) [Dissertação]O presente trabalho está fundamentado na Educação Ambiental numa perspectiva crítica que assume a abordagem da ecologia marxista (BOMFIM, 2011), integrando um quadro de referenciais teóricos da área ambiental, da educação, ...