Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCarvalho, Marie Jane Soarespt_BR
dc.contributor.authorRosa, Tatiane da Silva dapt_BR
dc.date.accessioned2007-07-27T20:41:43Zpt_BR
dc.date.issued2006pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/10316pt_BR
dc.description.abstractA pesquisa se propôs a conhecer as vivências de lazer de jovens estudantes do ensino médio, moradores do bairro Farrapos, em Porto Alegre. O estudo focaliza as concepções de lazer dos jovens por entender que a vivência do lazer não se dá apenas sobre bases objetivas (tempo e atividade) e que, portanto, aspectos de ordem subjetiva (atitude, gostos, preferências) necessitam ser considerados. Ouvir o que os jovens entendem por lazer e como acreditam vivê-lo tornou-se o principal empreendimento desta pesquisa. Entrevistas foram utilizadas como principal técnica para coleta de dados. Participaram deste estudo 12 jovens na faixa etária entre 16 e 20 anos. Reunimos seis meninas e seis meninos com rotinas diferentes: jovens que trabalham, jovens que desenvolvem atividades extra-escolares e jovens que apenas estudam. A análise foi desenvolvida a partir do enfoque fenomenológico, que envolve uma análise compreensiva do lazer ao destacar os significados desse fenômeno para os jovens. A discussão teórica é feita a partir da interlocução com autores que investigam os temas lazer e juventude. O lazer dos jovens do bairro Farrapos reflete a situação econômica das famílias e as condições materiais do lugar onde vivem. O que apontam como lazer ocorre principalmente dentro do seu bairro, nas imediações de suas casas, não envolve gastos e se constitui através de atividades que realizam cotidianamente. O modo como esses jovens vivem o lazer apresenta diferenças sutis que indicam particularismos de gênero. Muitas vezes, o que classificam como lazer envolve o mesmo tipo de atividade e ocorre, inclusive, no mesmo lugar. As companhias e a utilização de certos espaços em determinados dias ou horários diferenciam os lazeres de meninas e meninos. No que diz respeito às concepções de lazer, os jovens referiram-se a ele como um momento, uma hora ou um tempo, indicando, assim, um fator temporal. Também o definiram como algo que se faz, ou seja, uma atividade. O lazer é relacionado a escolhas, ausência de obrigações e diversão.pt_BR
dc.description.abstractThis research aims at investigating leisure experiences of young high school students who live in Farrapos neighborhood in Porto Alegre. The study has focused on the conceptions of leisure of youth, assuming that the leisure experience does not occur founded only on objective bases (time and activity), therefore, subjective aspects (attitude, tastes and preferences) must be taken into consideration. Listening to what young people understand as leisure and how they believe they experience it has become the main undertaking in this research. Interviews have been used as the main tool to collect data. Twelve 16-20 year-olds have participated in this study. Six girls and six boys with different routines have been gathered: those who work, those who have extra-class activities, and those who only attend school. The analysis has been developed from the phenomenological approach, which involves a comprehensive analysis of leisure by highlighting the meanings of this phenomenon to youth. The theoretical discussion has been carried out from an interlocution with authors who have investigated both leisure and youth.Leisure of young people from Farrapos neighborhood reflects both the economical situation of their families and the material conditions of the place where they live. What they have pointed out as leisure occurs mainly in their neighborhood, near their homes, it does not imply expenditures, and consists of the activities they perform daily. The way those girls and boys experience leisure has shown subtle differences that indicated gender peculiarities. What they have pointed out as leisure often involved the same kind of activity and even occurred in the same place. Companions and the use of certain spaces on particular days or hours distinguish leisure between girls and boys. As to their conceptions of leisure, young people have referred to it as a moment, a time or period, thus indicating a temporal factor. They have also defined it as something that one does, i.e. an activity. Leisure has been related to choices, absence of duties and amusement.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectLeisureen
dc.subjectLazerpt_BR
dc.subjectJuventudept_BR
dc.subjectYouthen
dc.subjectGêneropt_BR
dc.subjectEducationen
dc.subjectPorto Alegre (RS)pt_BR
dc.titleLazer : concepções e vivências de uma juventudept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000595339pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2006pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples