Ensino de língua portuguesa e formação docente
dc.contributor.advisor | Sturm, Ingrid Nancy | pt_BR |
dc.contributor.author | Szupszynski, Joseane Cardoso Trelles | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2014-06-10T02:05:33Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2012 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/96325 | pt_BR |
dc.description.abstract | A elaboração dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) representa um avanço importante para o ensino no Brasil. Neste artigo, analisam-se algumas dificuldades com as quais os professores precisam lidar nas suas práticas docentes, a partir da mudança de paradigma no ensino de língua portuguesa, com a publicação dos PCN, em 1998. As modificações incluem o trabalho com a língua em uso e demandam um trabalho dinâmico e dialógico, que deve permitir a exploração da diversidade textual não apenas naquilo que diz respeito aos aspectos estruturais, mas, ainda, a elementos que poderiam ser considerados externos ao texto, da ordem da enunciação e do discurso, por exemplo. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Língua portuguesa | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.subject | Formação | pt_BR |
dc.title | Ensino de língua portuguesa e formação docente | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de especialização | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000918707 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Letras | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2012 | pt_BR |
dc.degree.level | especialização | pt_BR |
dc.degree.specialization | Especialização em Gramática e Ensino de Língua Portuguesa | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License