O solo de Nikiya de La Bayadère : aspectos e problemas de uma releitura coreográfica
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Data
2013Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
Este Trabalho de Conclusão de Curso consiste na descrição da criação de um solo que utiliza uma coreografia de ballet de repertório como inspiração para realizar uma releitura, com movimentos da dança do ventre. A coreografia escolhida para a releitura foi o solo de Nikiya, o qual faz parte da obra de Marius Petipa, La Bayadère. Assim, o objetivo principal foi o de realizar a criação de uma nova coreografia, referenciando os elementos da coreografia original para que a releitura pudesse ser fei ...
Este Trabalho de Conclusão de Curso consiste na descrição da criação de um solo que utiliza uma coreografia de ballet de repertório como inspiração para realizar uma releitura, com movimentos da dança do ventre. A coreografia escolhida para a releitura foi o solo de Nikiya, o qual faz parte da obra de Marius Petipa, La Bayadère. Assim, o objetivo principal foi o de realizar a criação de uma nova coreografia, referenciando os elementos da coreografia original para que a releitura pudesse ser feita. O processo de elaboração da releitura coreográfica para o solo de Nikiya foi uma experiência de aprendizado, na qual precisei organizar maneiras de tornar meu corpo capaz de ser e de se expressar, em acordo à temática da coreografia original. Acredito que trabalhar com obras consagradas pode ser uma boa fonte de inspiração para a criação – o que poderá, no futuro, colaborar com minhas práticas docentes. O processo de pesquisa, até chegar ao resultado final, foi sendo construído à medida que as dificuldades surgiam: quais movimentos se adéquam à música e à temática? Como utilizar os deslocamentos e as diferentes dinâmicas do movimento na coreografia, com passos da dança do ventre? Durante a pesquisa foram realizados análises da coreografia original e registros diários de meu trabalho corporal, os quais foram um importante material para a escrita, juntamente com a revisão bibliográfica a respeito dos assuntos. Afirmo que as dificuldades encontradas para compor a coreografia se transformaram nos problemas que moveram o meu trabalho. Também, que as limitações corporais que eu tinha ao iniciar o trabalho foram motivo para trabalhar e encontrar maneiras de aperfeiçoar a minha técnica através de exercícios, para tentar chegar a um modo de dançar e à estética desejados previamente. ...
Abstract
This monograph is the description of the creation of a solo using a choreographed ballet repertory as inspiration to make a remake, with movements of belly dance. The choreography was chosen for the reading of the Nikiya’s solo, which is part of the work of Marius Petipa, La Bayadère. Thus, the main objective was to carry out the creation of a new choreography, referencing the elements of the original choreography for the reading could be made. The drafting process of rereading choreography for ...
This monograph is the description of the creation of a solo using a choreographed ballet repertory as inspiration to make a remake, with movements of belly dance. The choreography was chosen for the reading of the Nikiya’s solo, which is part of the work of Marius Petipa, La Bayadère. Thus, the main objective was to carry out the creation of a new choreography, referencing the elements of the original choreography for the reading could be made. The drafting process of rereading choreography for the Nikiya’s solo was a learning experience in which I had to organize ways to make my body and be able to express themselves in accordance to the theme of the original choreography. I believe that working with acclaimed works can be a good source of inspiration for the creation - which may, in the future, working with my teaching practices. The research process, until you reach the end result was being built as the difficulties arose: which fall into line movements to music and theme? Using the displacements and the different dynamics of the movement in the choreography, with steps of belly dance? During the research were conducted analyzes of original choreography and daily records of my body work, which were an important material for writing, along with literature review about the issues. I maintain that the difficulties to compose the choreography turned on the problems that motivated my work. Also, that the bodily limitations that I had to start work were reason to work and find ways to improve my technique through exercises, to try to reach a way of dancing and aesthetics desired previously. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Educação Física. Curso de Dança: Licenciatura.
Coleções
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TCC Dança (148)
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