Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorBrumer, Anitapt_BR
dc.contributor.authorPandolfo, Graziela Castropt_BR
dc.date.accessioned2013-11-23T01:49:15Zpt_BR
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/81363pt_BR
dc.description.abstractConsiderando o contexto de transformações pelas quais vem passando o universo rural nas últimas décadas, este estudo aborda a reprodução da agricultura familiar sob a perspectiva dos jovens agricultores, analisando os papéis desempenhados pela família e pela escola, enquanto instâncias socializadoras, na construção social dos jovens agricultores. Realizou-se uma análise qualitativa baseada em entrevistas semiestruturadas e grupo focal aplicado aos jovens agricultores, produtores familiares e professores nos municípios de Sobradinho e Passa Sete, na região Centro Serra do Rio Grande do Sul. Observou-se um ambiente rural em que as perspectivas de continuidade das atividades agrícolas estão fortemente comprometidas em função da crise na sucessão dos estabelecimentos familiares. Tanto os projetos juvenis quanto as estratégias familiares indicam a busca por melhores condições de vida fora da agricultura. Se a família já não possui mais o monopólio do processo de socialização das novas gerações e demonstra estar contribuindo para o fluxo migratório juvenil através do investimento na educação formal de seus filhos, a escola colabora com o enfraquecimento do tecido social do campo ao efetuar um ensino descontextualizado com a realidade rural e que não incentiva a utilização dos conhecimentos transmitidos por ela nos estabelecimentos agrícolas.pt_BR
dc.description.abstractConsidering the set of transformations through which the rural context has been undergoing in recent decades, this study addresses the reproduction of family farming from the perspective of young farmer workers, analyzing the roles performed by family and school as socializing instances in the social construction of these young people. We made a qualitative analysis based on structured interviews and focus groups applied to young farm workers, family farmers and teachers in the cities of Sobradinho and Passa Sete, in the Centro Serra region of Rio Grande do Sul. It was observed a rural setting where the prospects of continuity of agricultural activities are severely affected due to the crisis in the succession of family farms. Both youth project and family strategies indicate the search for better living conditions outside of agriculture. If the family has no longer the monopoly over the process of socialization of the new generations and demonstrates to be contributing to juvenile migration through investment in formal education of their children, the school collaborates with the weakening of the social fabric of the field through a teaching that is not contextualized according to the rural reality and that does not encourage the use of knowledge passed by school in farms.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectFamily farmingen
dc.subjectSociologia ruralpt_BR
dc.subjectSocial reproductionen
dc.subjectAgricultura familiarpt_BR
dc.subjectSocializationen
dc.subjectTrajetorias de vidapt_BR
dc.subjectProfessional projectsen
dc.subjectJovenspt_BR
dc.subjectEducação ruralpt_BR
dc.subjectEscola ruralpt_BR
dc.subjectReprodução socialpt_BR
dc.subjectFamília ruralpt_BR
dc.subjectSobradinho (RS)pt_BR
dc.subjectPassa Sete (RS)pt_BR
dc.titleEscola e família : a socialização dos jovens agricultores familiarespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000902135pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Filosofia e Ciências Humanaspt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Sociologiapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2013pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples