Ensino de língua portuguesa e literatura e a formação da cidadania : uma análise dos discursos dos sujeitos e das instituições
dc.contributor.advisor | Mittmann, Solange | pt_BR |
dc.contributor.author | Fernandes, Kelly da Silva | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2013-10-25T01:50:02Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2008 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/79618 | pt_BR |
dc.description.abstract | O discurso sobre o ensino de Língua Portuguesa e Literatura, no Brasil, se caracteriza pela heterogeneidade e pela contradição; o discurso oficial, o discurso dos professores e o discurso dos alunos são algumas de suas faces. Este trabalho, que se embasa na Análise do Discurso francesa, busca compreender qual a importância que os sujeitos atribuem ao ensino dessas disciplinas nesses discursos e que relação há entre esse ensino e a formação da cidadania em cada um deles. Também se procura entender as relações entre o discurso oficial e o dos professores, entre o destes últimos e o dos alunos. Com essa finalidade, analisou-se um corpus discursivo constituído por seqüências discursivas (sd) recortadas dos Parâmetros Curriculares Nacionais e por dizeres dos professores e dos alunos, de duas escolas de ensino fundamental e médio, recortados das respostas a um questionário elaborado experimentalmente. Após a análise e a reflexão, propõe-se a abertura daquelas práticas discursivas pedagógicas que se baseiam no discurso autoritário, em direção à progressiva polemização desse discurso. | pt_BR |
dc.description.abstract | El discurso sobre la enseñanza de Lengua Portuguesa y Literatura, en Brasil, se caracteriza por su heterogeneidad y su contradicción. Lo confirman el discurso oficial, el de los profesores y el de los alumnos. En este trabajo, que tiene por su fundamento el Análisis del Discurso francesa, se busca comprender cuál es la importancia que los sujetos (especialistas, profesores y alumnos) atribuyen a la enseñanza de las dos disciplinas y qué relaciones establecen entre esa enseñanza y la formación de la ciudadanía. También se busca entender las relaciones que hay entre el discurso oficial y los discursos de los profesores, así como entre los de estos últimos y los discursos de los alumnos. Con esta finalidad, se ha analizado un corpus discursivo compuesto de secuencias discursivas (sd) recortadas de los Parâmetros Curriculares Nacionais y a la vez por respuestas de profesores y alumnos, de dos escuelas de enseñanza fundamental y media, a un cuestionario elaborado experimentalmente. El objetivo del análisis y de la discusión es proponer que las prácticas discursivas pedagógicas que hoy se basan en el discurso autoritario sigan en dirección a la progresiva polemización de ese discurso. | es |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Enseñanza de lengua portuguesa y literatura | es |
dc.subject | Análise do discurso | pt_BR |
dc.subject | Parâmetros curriculares nacionais | es |
dc.subject | Ensino e aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Discursos de alumnos y profesores | es |
dc.subject | Ensino de línguas | pt_BR |
dc.subject | Língua portuguesa | pt_BR |
dc.subject | Parâmetros curriculares nacionais | pt_BR |
dc.title | Ensino de língua portuguesa e literatura e a formação da cidadania : uma análise dos discursos dos sujeitos e das instituições | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000689002 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Letras | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2008 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Letras: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
TCC Letras (1219)