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dc.contributor.advisorSarmento, Simonept_BR
dc.contributor.authorGasparini, Nathália Luísa Giraudpt_BR
dc.date.accessioned2013-10-11T01:49:50Zpt_BR
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/78954pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho apresenta uma prática docente curricular realizada no Curso de Leitura e Escrita na Universidade para Estudantes Indígenas (LEUI) na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Aqui é narrado o projeto pedagógico desenvolvido através de atividades de leitura e escrita, que culminou na realização de uma produção final proposta pelos alunos: a realização de uma saída de campo a uma aldeia para pesquisar conhecimentos tradicionais indígenas e relacioná-los ao conhecimento acadêmico. Para tanto, é contextualizada a presença indígena na UFRGS e o desenvolvimento do Curso, a fim de situá-lo como ação de permanência no contexto das Ações Afirmativas e como um espaço de ensino e aprendizagem para o desenvolvimento de letramento acadêmico, cuja proposição pedagógica tem como orientação a educação linguística. A partir da descrição da prática realizada, são tecidas reflexões sobre como as atividades se articularam privilegiando as práticas sociais por meio da língua em uso. O foco da discussão é o modo como os conceitos de educação linguística, agência de letramento e educação indígena dialogaram durante a realização do projeto. Com base nessa reflexão, busca-se esclarecer como essa articulação de conceitos foi importante para a prática e é importante para a concretização do Curso LEUI como espaço de permanência aos estudantes indígenas na Universidade.pt_BR
dc.description.abstractThe present monograph presents a teaching practice carried out in Curso de Leitura e Escrita na Universidade para Estudantes Indígenas (LEUI) at Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). The pedagogic project is narrated with the description of the writing and reading tasks proposed by the teachers. The result of the project was the proposition of a final production: conducting field research intending to investigate the indigenous traditional knowledge and relating it with the academic knowledge. In order to build this narrative, the indigenous presence in the University is contextualized, as well as the development of the LEUI Course, aiming to situate it in the setting of Affirmative Action as a policy of permanence and as a teaching and learning context of development of academic literacy, whose pedagogic proposition is oriented by the linguistic education view. Based on the description of the pedagogic practice, reflections on how the tasks were articulated focusing on the social practices using language are drawn. The purpose of the discussion is to understand how the concepts of linguistic education, literacy agency and indigenous education converge in some point during the project. The objective of this analysis is to expose how the articulation among concepts was important to the teaching practice and to make the LEUI Course achieve the status of an actual environment of permanence to the indigenous students at University.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducação indígenapt_BR
dc.subjectLinguistic educationen
dc.subjectLiteracy agencyen
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.subjectEstudantes indígenaspt_BR
dc.subjectIndigenous educationen
dc.subjectEducação lingüísticapt_BR
dc.titleExperiência docente no curso de leitura e escrita na universidade para estudantes indígenas : diálogos entre educação linguistica, agência de letramento e educação indígenapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000900611pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Letraspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2013pt_BR
dc.degree.graduationLetras: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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