Arte contemporânea nas instituições culturais : uma abertura para o público
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Data
2013Autor
Orientador
Nível acadêmico
Especialização
Resumo
A presente pesquisa objetiva analisar como centros culturais comunicam a arte contemporânea e seu sistema ao público frequentador. Como objeto de estudo, utiliza-se a instituição Santander Cultural Porto Alegre. O objetivo específico encontra-se no conhecimento das atividades e elementos do setor de Ação Educativa, compreendido como importante responsável pelo processo de comunicação entre arte contemporânea e público. Para desenvolvimento da pesquisa, foram analisados os Projetos Pedagógicos d ...
A presente pesquisa objetiva analisar como centros culturais comunicam a arte contemporânea e seu sistema ao público frequentador. Como objeto de estudo, utiliza-se a instituição Santander Cultural Porto Alegre. O objetivo específico encontra-se no conhecimento das atividades e elementos do setor de Ação Educativa, compreendido como importante responsável pelo processo de comunicação entre arte contemporânea e público. Para desenvolvimento da pesquisa, foram analisados os Projetos Pedagógicos desenvolvidos pelo setor, bem como realizadas entrevistas com a coordenadora e mediadores permanentes que o atendem. Realizou-se também acompanhamento de duas visitas mediadas, com grupos de diferentes faixas etárias e participação de mediadores temporários da instituição. Os marcos referenciais da pesquisa são autores ligados à arte contemporânea (Anne Cauquelin, Michael Archer, Luciano Trigo) e autores ligados ao Sistema das Artes (Pierre Bourdieu e Raymonde Moulin). Também são abordados autores ligados a questões museais (Marília Xavier Cury, Jerôme Glicenstein, André Gob e Noémie Drouget). O estudo permite concluir que a instituição analisada desenvolve importante atividade de aproximação entre público e arte contemporânea através das atividades da ação educativa, que se desenvolvem com rigor metodológico e pesquisa constante. As ações de mediadores possuem papel essencial dentro deste sistema por promoverem os contatos com o público e por estimularem posturas diferenciadas do público em relação às obras. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de especialização em pedagogia da arte.
Coleções
-
Ciências Humanas (1949)
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