Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSimões, Luciene Julianopt_BR
dc.contributor.authorHennig, Renatapt_BR
dc.date.accessioned2013-04-27T01:47:48Zpt_BR
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/70662pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho propõe uma análise de oficinas de contação de histórias para crianças da comunidade da Ilha das Flores. O objetivo é observar as interações em torno da escrita que emergem nesses momentos e assim contribuir com a investigação de suas orientações e práticas de letramento. A fundamentação teórica subjacente à análise apresentada baseia-se nos Novos Estudos sobre Letramento, que entendem letramento como um conjunto de práticas sociais constituídas a partir da tecnologia da escrita. A pesquisa foi realizada como uma extensão do trabalho de contação de histórias já realizado por uma ONG que trabalha desde 2007 com a comunidade da Ilha das Flores. Para análise, foram realizadas oito oficinas, que envolveram observação participante, gravação de áudio e gravação audiovisual de quatro encontros. Foi feito também um diário de campo de cada dia em que as oficinas ocorreram. Através da análise dos dados gerados, concluiu-se que as oficinas proporcionam o manuseio direto de livros pelas crianças. Percebeu-se também que os participantes se engajam nas atividades propostas: realizam as tarefas em torno da história, se aquietam na hora de ouvi-la e ficam atentas à narração; elas também relacionam elementos do que é narrado com suas próprias vidas e comentam sobre as histórias em situações que vão além do momento de contação. Todas essas ações foram interpretadas como expressões das orientações de letramento das crianças e de suas práticas de letramento em momentos de contação de histórias.pt_BR
dc.description.abstractThis paper proposes an analysis of storytelling workshops with children in the community of Ilha das Flores. The aim is to observe interactions around writing that come out in the course of these storytelling sessions so as to contribute to the research on literacy orientations and literacy practices among nonmainstream learning communities. The theoretical framework is based on the New Literacy Studies, that view literacy as a set of social practices involving, in their constitution, the technology of writing. Research was carried out as an extent of storytelling already done by an NGO that works with the community of Ilha das Flores since 2007. Eight workshops were planned to be the focus of data generation, involving participating observation, audio and video recording. Field notes were written after each storytelling session. Through the analysis of the data, we could conclude that the workshops provided opportunities for children to handle books with varied purposes. We could also realize too that the participants engaged in the tasks proposed to them: they carried out activities around the story, stayed quiet to listen to it and paid attention to the narration; they related elements of the story narrated to their own lives and made comments on situations that are not the one of the storytelling. It seems, however, that some of the children exhibit resistance to participate in the activity when they take them as something belonging to the school domain. All these actions were interpreted as expressions of literacy orientations of the children and of their literacy practices in storytelling sessions.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectContação de históriaspt_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.subjectFlores, Ilha das (RS)pt_BR
dc.titleInteragindo com a escrita : oficinas de contação de histórias para crianças da Ilha das Florespt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000877122pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Letraspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2012pt_BR
dc.degree.graduationLetras: Português e Alemão: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples