Marcas e transposições da memória : reflexões sobre procedimentos utilizando a gravura
Visualizar/abrir
Data
2012Autor
Orientador
Nível acadêmico
Mestrado
Tipo
Assunto
Resumo
Esta pesquisa apresenta uma investigação sobre a série de xilogravuras de minha autoria, intitulada Brumas, realizada entre 2009 e 2011. Parte das relações entre fotografia e gravura para averiguar como os procedimentos de marcar superfícies e transferir imagens trazem problematizações conceituais para a produção. São articuladas relações entre as linguagens adotadas, através da maneira como elas incitam a presença de um outro. O uso da paisagem se constituiu como fio condutor entre os trabalho ...
Esta pesquisa apresenta uma investigação sobre a série de xilogravuras de minha autoria, intitulada Brumas, realizada entre 2009 e 2011. Parte das relações entre fotografia e gravura para averiguar como os procedimentos de marcar superfícies e transferir imagens trazem problematizações conceituais para a produção. São articuladas relações entre as linguagens adotadas, através da maneira como elas incitam a presença de um outro. O uso da paisagem se constituiu como fio condutor entre os trabalhos, nos quais procurou-se apontar um estado de suspensão decorrente do velar e revelar imagens. Por fim, para a verificação da estrutura da produção foram identificadas considerações sobre as relações que envolvem tempo e memória durante o processo de criação. ...
Abstract
This research project investigates my print series Brumas produced between 2009 and 2011. Based on the relationships between photography and printmaking, it investigates how procedures of marking surfaces and transferring images also involve conceptual issues for production. The relationships between these languages are addressed through the way in which they instigate the presence of an other. The common thread of these works is the use of landscape, which seeks to indicate a state of suspensi ...
This research project investigates my print series Brumas produced between 2009 and 2011. Based on the relationships between photography and printmaking, it investigates how procedures of marking surfaces and transferring images also involve conceptual issues for production. The relationships between these languages are addressed through the way in which they instigate the presence of an other. The common thread of these works is the use of landscape, which seeks to indicate a state of suspension arising out of concealment and revelation of images. The structure of production was verified by identifying considerations about relationships which involve time and memory during the creative process. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Artes. Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais.
Coleções
-
Linguística, Letras e Artes (2871)Artes Visuais (473)
Este item está licenciado na Creative Commons License