Navegação Psicologia Social e Institucional por Assunto "Learning"
Resultados 1-6 de 6
-
A aprendizagem por projeto e a pesquisa psicanalítica
(2012) [Dissertação]Este trabalho parte da afinidade que encontramos entre aspectos da pesquisa psicanalítica e da aprendizagem por projetos para lançar nossa questão: em que essas duas metodologias, concernentes a campos diferentes – psicanálise ... -
Escrever cartas, produzir sentidos : experiências de formação docente na pós-graduação
(2020) [Tese]A atividade de ensino na universidade é, frequentemente, considerada um desafio por docentes, experientes ou não. O tensionamento entre o conhecimento abstrato (ou conceitual) e o saber pragmático da experiência da docência ... -
Um estudo sobre as formas de atenção na sala de aula e suas relações com a aprendizagem
(2007) [Dissertação]Compreendendo a atenção antes como efeito de um processo de aprendizagem do que como condição para que a aprendizagem ocorra e tratando-a como uma peculiaridade humana que pode ser modulada a partir do contexto histórico, ... -
Oficinas de construção de jogos digitais em etoys : aprender em movimento
(2014) [Dissertação]Este estudo, inserido no contexto das transformações e novas alfabetizações possibilitadas pela cultura digital, busca contribuir para a compreensão de processos de aprendizagem envolvidos na atividade de programação de ... -
Sobre o videogame e cognição inventiva
(2012) [Dissertação]Os videogames são frequentemente considerados uma mídia marginal que conduz a repetições mecânicas ou comportamentos violêntos. Muitas dessas críticas partem de pessoas pouco familiarizadas com seu uso e a partir de ... -
Teorias cognitivas não representacionistas e relações de ensino e aprendizagem : autopoiese, enação, simpoiese e enação autopoiética
(2019) [Tese]Este trabalho apresenta a teoria da autopoiese, desenvolvida por Humberto Maturana e Francisco Varela a partir do movimento cibernético, trazendo a presença do observador como questão central para pensar a cognição; a ...