Adolescência e psicose : da exclusão à construção de novos lugares no social
dc.contributor.advisor | D'Agord, Marta Regina de Leao | pt_BR |
dc.contributor.author | Santos, Volmir Mielczarski dos | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2007-06-06T18:52:37Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2005 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/6089 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este estudo pretende investigar a relação entre as experiências escolares e a estruturação subjetiva de adolescentes com psicose. Nossa abordagem parte do registro de atividades cotidianas de três jovens de uma escola especial do Rio Grande do Sul que servirão de base para a análise dos casos, adotando-se a construção de caso como modelo metodológico classicamente aplicável a pesquisas psicanalíticas. A permanência destes sujeitos na posição infantil, decorrente da não efetivação das aquisições características da adolescência, é problematizada a partir do destaque e análise de modalidades de experiências que a escola tem condições de propiciar e que podem ser constituintes de novas inscrições psíquicas, diferentes das infantis. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Psicose | pt_BR |
dc.subject | Psicanálise | pt_BR |
dc.subject | Escolas | pt_BR |
dc.subject | Adolescente | pt_BR |
dc.title | Adolescência e psicose : da exclusão à construção de novos lugares no social | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000480598 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Psicologia | pt_BR |
dc.degree.program | Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social e Institucional | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2005 | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Ciências Humanas (7479)