Sobre a política nacional de inclusão indígena : um estudo sobre a presença do vocabulário tupi no ensino de língua portuguesa
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Data
2011Autor
Orientador
Nível acadêmico
Especialização
Resumo
Este artigo tem por objetivo mostrar que a influência do vocabulário de origem Tupi está mais presente no léxico da Língua Portuguesa do Brasil (LPB) do que se imagina e verificar, por meio de um pré-diagnóstico, como é percebida nos dias atuais por estudantes do Ensino Básico, gramáticos e livros didáticos. Para fins de análise, adotou-se a Lei nº 11.645 de 2008, que torna obrigatório o ensino da cultura indígena em sala de aula e os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). Como metodologia p ...
Este artigo tem por objetivo mostrar que a influência do vocabulário de origem Tupi está mais presente no léxico da Língua Portuguesa do Brasil (LPB) do que se imagina e verificar, por meio de um pré-diagnóstico, como é percebida nos dias atuais por estudantes do Ensino Básico, gramáticos e livros didáticos. Para fins de análise, adotou-se a Lei nº 11.645 de 2008, que torna obrigatório o ensino da cultura indígena em sala de aula e os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). Como metodologia para a difusão do conhecimento acerca da presença de unidades lexicais de origem Tupi no léxico da LPB, propõe-se a construção de um dicionário desenvolvido juntamente com os alunos do Ensino Fundamental e que combine o uso de ferramentas computacionais do BrOffice, software livre, para o reconhecimento da presença de palavras de origem Tupi no léxico. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Letras. Curso de Especialização em Gramática e Ensino de Língua Portuguesa.
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