Foto-grafando : uma proposta de intervenção estética para o ambiente escolar agressivo
dc.contributor.advisor | Sousa, Edson Luiz Andre de | pt_BR |
dc.contributor.author | Walz, Julio Cesar | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2007-06-06T17:39:12Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2003 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/4766 | pt_BR |
dc.description.abstract | A presente dissertação propõe uma perspectiva de intervenção institucional. Tal proposta tem como pano de fundo uma leitura do contemporâneo e suas conseqüências para a vida do sujeito moderno, incluindo-se aí a escola, naquilo que sofre e reproduz. Esta leitura é feita a partir da Walter Benjamin e Zygmunt Bauman, além de um diálogo com a psicanálise, especialmente Wilfred Bion. O resultado é a proposição e as conseqüências de uma intervenção estética em âmbito escolar. O material obtido tem origem numa escola pública estadual de Porto Alegre, RS, durante o período de um ano (2002). Não apresenta dados estatísticos, mas um ensaio de intervenção, com as respectivas dificuldades e possibilidades da escola diante do fenômeno da agressividade e da violência. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Violência | pt_BR |
dc.subject | Escola | pt_BR |
dc.subject | Fotografia | pt_BR |
dc.subject | Psicoterapia | pt_BR |
dc.title | Foto-grafando : uma proposta de intervenção estética para o ambiente escolar agressivo | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000459760 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Psicologia | pt_BR |
dc.degree.program | Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social e Institucional | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2003 | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
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Ciências Humanas (7466)