Ensino de Física: Últimas Submissões
Resultados 81-90 de 205
-
Por uma pesquisa em ensino de física menos universal : considerando contextos e idioculturas na educação científica
(2016) [Tese]A presente pesquisa investigou diferentes usos e sentidos atribuídos ao conceito de contextualização na educação científica e explorou um modelo teórico para pensá-lo, baseado na psicologia cultural de Michael Cole. A ... -
Oficina astronômica : uma proposta de atividades utilizando materiais potencialmente significativos para ensino médio
(2014) [Dissertação]Este trabalho é um relato das atividades desenvolvidas dentro da disciplina de Física, em duas turmas de 1º ano de Ensino Médio Politécnico da E.E.E.M. Elisa Tramontina de Carlos Barbosa, RS, tendo como tema Oficina ... -
Ensino de calorimetria com ênfase no desenvolvimento da habilidade de leitura e interpretação de gráficos
(2016) [Dissertação]Neste trabalho é apresentada uma proposta para o ensino de termometria e calorimetria, em nível de ensino médio, que enfatiza a habilidade de leitura e interpretação de gráficos. A motivação do trabalho é o crescente aumento ... -
Apresentando conceitos do movimento de queda dos corpos no ensino fundamental através de um aporte histórico e epistemológico
(2016) [Dissertação]Este trabalho relata a aplicação de uma proposta didática para introduzir a Física no Ensino Fundamental através do estudo do movimento de queda dos corpos. Este fenômeno foi tratado através de três distintas teorias ... -
Análise de produtos educacionais desenvolvidos no âmbito de um mestrado profissional em ensino de física
(2016) [Dissertação]Nesta dissertação de mestrado investigamos a influência do contexto de formação do Mestrado Profissional em Ensino de Física (MPEF) da UFRGS no desenvolvimento dos produtos educacionais. A pesquisa consiste de duas etapas ... -
Uma abordagem CTS das máquinas térmicas na revolução industrial utilizando o RPG como recurso didático
(2016) [Dissertação]O Ensino de Física em um mundo democrático requer mais práticas curriculares que abordem as implicações sociais da Ciência e da Tecnologia (C&T). Buscando articular uma visão marxista com pressupostos do movimento CTS, o ... -
Sobre a estrutura organizacional das explicações científicas no ensino de física
(2016) [Dissertação]Explicações científicas são um dos elementos mais importantes do ensino de ciências. Elas estão relacionadas com a noção de natureza de ciência que reproduzimos, à compreensão adequada de conceitos e ao compartilhamento ... -
Aprendizagem de física, trabalho colaborativo e crenças de autoeficácia : um estudo de caso com o método team-based learning em uma disciplina introdutória de eletromagnetismo
(2016) [Dissertação]O ensino de Física Geral nas universidades brasileiras é frequentemente relacionado a dois problemas correlacionados: dificuldade de aprendizagem e desmotivação. Ambos são agravados pela adoção estrita do método de ensino ... -
Inserindo conceitos e princípios de mecânica quântica no ensino médio : estados quânticos e superposição linear de estados
(2015) [Tese]Apresenta-se, nesta tese, os resultados da investigação da compreensão de alguns conceitos e princípios de Mecânica Quântica por alunos de Ensino Médio de duas escolas públicas em um curso de, aproximadamente, 25 horas-aula, ... -
Proposta didática para desenvolver o tema da supercondutividade no ensino médio
(2015) [Dissertação]Este trabalho é a narrativa de uma experiência didática de aplicação de um módulo que integrou o tópico de Supercondutividade no Ensino Médio regular de uma escola pública situada na cidade de Veranópolis, RS, sob o ...