Ensino de Física: Últimas Submissões
Resultados 101-110 de 205
-
Apropriação discursiva de modelos de formação docente em trabalhos de conclusão de um mestrado profissional em ensino de física
(2015) [Dissertação]Tem-se percebido uma expressiva expansão de mestrados profissionais (MP) na área de Ensino desde a homologação pela Capes, em 2001, de um documento que afirma a necessidade de desenvolvimento da pós-graduação profissional ... -
O desafio dos pequenos projetos de física no programa adolescente aprendiz
(2014) [Dissertação]Esta dissertação apresenta uma proposta de ensino de Física aplicada a adolescentes trabalhadores, vinculados ao Programa Adolescente Aprendiz, com o foco na progressão escolar deles. Para uma maior motivação e interação ... -
Uma perspectiva sociocultural para a introdução de conceitos de física quântica no ensino médio : análise das interações discursivas em uma unidade didática centrada no uso do interferômetro virtual de Mach-Zehnder
(2015) [Dissertação]Este trabalho relata a produção, implementação e avaliação de um curso sobre física quântica destinado a alunos do Ensino Médio. A unidade didática foi inspirada nas propostas de Ostermann et al. (2009) e Pessoa Jr. (1997, ... -
Física e segurança no trânsito : um curso de física e educação para o trânsito para jovens e adultos
(2014) [Dissertação]A educação para o trânsito se mostra essencial quando se evidencia um número assustador de mortes e lesões em acidentes. Esta dissertação apresenta o planejamento e a aplicação de um curso de Física e Segurança no Trânsito ... -
Uma proposta para a introdução dos plasmas no estudo dos estados físicos da matéria no ensino médio
(2014) [Dissertação]A presente dissertação trata de um relato de experiência da aplicação de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS), tendo como base o ensino dos Estados Físicos da Matéria em especial focando o estudo dos ... -
Ensino de física na educação de jovens e adultos : contextualizando de uma forma significativa o estudo da eletricidade
(2014) [Dissertação]O presente trabalho traz uma proposta de ensino de eletricidade na modalidade da EJA no Colégio Luterano da Paz localizado no bairro Sarandi, na Cidade de Porto Alegre. O objetivo principal deste trabalho era de criar uma ... -
Uma alternativa didática às aulas tradicionais : o engajamento interativo obtido por meio do uso do método peer instruction (instrução pelos colegas)
(2014) [Dissertação]É consensual no campo da Educação que métodos tradicionais de ensino apresentam baixa eficiência no que se refere à aprendizagem dos alunos. Tais métodos são predominantemente baseados em aulas expositivas monológicas, com ... -
A perspectiva ciência, tecnologia e sociedade na disciplina de metodologia do ensino de física : um estudo na formação de professores à luz do referencial sociocultural
(2014) [Dissertação]Este trabalho envolve a temática Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) na formação de professores de Física. O objetivo da pesquisa foi estudar a compreensão sobre inter-relações CTS e aspectos didático-pedagógicos do ... -
Esquemas conceituais como recurso de ensino, aprendizagem e avaliação na eletrodinâmica em nível médio
(2014) [Dissertação]O sistema educacional enfrenta inúmeras dificuldades para atender às demandas de sua clientela. A busca incessante por novas estratégias de ensino, aprendizagem e avaliação faz parte do cotidiano do professor que deseja ... -
Objeto digital de aprendizagem : resolução de exercícios de um teste conceitual envolvendo os conceitos de energia elétrica e potência elétrica e sua relação com os conceitos de tensão, corrente e resistência elétricas
(2014) [Dissertação]O uso de Objetos Digitais Aprendizagem – ODA– em ambientes educacionais é uma necessidade inerente à atual época tecnológica que vivemos, uma vez que o acesso a recursos computacionais é ampliado a cada momento, tanto nas ...