Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorTraversini, Clarice Saletept_BR
dc.contributor.authorBirnfeld, Liliane Costapt_BR
dc.date.accessioned2012-01-13T01:20:20Zpt_BR
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/36327pt_BR
dc.description.abstractAnalisar as representações culturais dos alunos de 5º ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede pública em Porto Alegre/RS sobre a in/disciplina escolar é o objetivo deste trabalho. Ele inscreve-se na perspectiva dos Estudos Culturais numa abordagem pós-estruturalista e caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa. Tem como principais conceitos, disciplina escolar, representação, discurso e relações de poder. Como metodologia foram propostas duas cenas de teatro pela pesquisadora, organizadas pelos alunos. A primeira, uma “cena de sala de aula”; a segunda, “a escola que nós queremos”. As cenas foram filmadas e num segundo encontro, os alunos assistiram aos vídeos para um debate sobre as apresentações. A partir das narrativas dos alunos sobre as cenas, foram organizadas três unidades de análise: a) as relações de poder e autoridade do professor em sala de aula; b) a estrutura da escola que se repete nas cenas e o jeito de ser aluno; c) “a escola que nós queremos”, uma forma diferente de pensá-la? As análises permitem constatar que a in/disciplina escolar ainda é um ‘problema’ para alunos e professores, mas dificilmente se saberia como proceder de outra forma, devido à prática escolar disciplinar se configurar em algo marcado e difundido ao longo dos tempos. Enfim, é possível vislumbrar que o ‘jeito de ser aluno’, imposto pela escola moderna, não serve mais para o aluno contemporâneo, mas é o único conhecido e aceito como ‘ideal’ nas representações dos próprios alunos.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectDisciplina escolarpt_BR
dc.subjectRepresentação culturalpt_BR
dc.titleAbrindo as cortinas da escola : representações dos alunos sobre in/disciplina escolarpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000817594pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2011pt_BR
dc.degree.graduationPedagogia: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples