Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde: Últimas Submissões
Resultados 91-100 de 610
-
A música no ensino de ciências : contribuições e perspectivas na educação
(2023) [Tese]O objetivo desta tese é explorar as articulações entre a música, a motivação, a afetividade e a aprendizagem no ensino de ciências além dos processos de memorização relacionados a música no ensino de ciências. A metodologia ... -
Alimentação, nutrição e saúde : a educação integral como espaço de diálogo e interconexões de saberes
(2023) [Dissertação]Este estudo teve como objetivo compreender os aspectos legais e as políticas governamentais que orientam a Educação Alimentar e Nutricional na perspectiva de uma Educação Integral da população brasileira. Trata-se de uma ... -
Da revolução científica à revolução da pós-verdade : a retórica das evidências na Educação em Saúde
(2023) [Tese]Esta tese tem por objetivo apontar as perspectivas que articulam as evidências científicas com a educação e a saúde, através de concepções epistemológicas, da Revolução Científica à Revolução da Pós-Verdade. O arcabouço ... -
Especialização em Ensino de Ciências (C10) : traços de um programa público nacional
(2023) [Tese]Nesta pesquisa busca-se entender a dinâmica de funcionamento e os pressupostos que embasam o programa que operacionaliza a oferta do curso de Especialização de Ensino de Ciências – Anos Finais do Ensino Fundamental, chamado ... -
O pensamento sistêmico como estratégia para o desenvolvimento de uma educação ambiental crítica utilizando os ciclos biogeoquímicos
(2023) [Dissertação]Esta dissertação apresenta a contribuição do pensamento sistêmico e da Educação Ambiental Crítica na educação em Ciências utilizando os ciclos biogeoquímicos como tema importante para o conhecimento das relações ambientais ... -
A educação ambiental crítica na formação inicial do professor de Química : um diagnóstico das universidades públicas do nordeste brasileiro
(2023) [Tese]No cenário de múltiplas tendências político-pedagógicas na Educação Ambiental – EA, das incertezas e fragilidades provocadas pela velocidade dos acontecimentos e indicadores de gravidade da crise socioambiental, questionamos: ... -
Internacionalização do ensino superior e o programa CAPES-PRINT : uma análise dos projetos institucionais de internacionalização da UFRGS e da FURG sob a ótica da internacionalização abrangente
(2022) [Dissertação]A internacionalização do Ensino Superior já não é uma opção para as universidades brasileiras. O Programa CAPES-PrInt, lançado pelo Edital n° 41/2017 da CAPES, surgiu com o intuito de contribuir com este processo nas ... -
Representações sociais em movimento : articulações entre educação permanente em saúde, educação em Ciências e boas práticas de fabricação de produtos cosméticos e saneantes
(2023) [Dissertação]presente trabalho investiga a Educação Permanente em Saúde (EPS) em cursos ministrados para profissionais da fiscalização sanitária no Estado do Rio Grande do Sul. A pesquisa foi orientada pela Teoria das Representações ... -
Avaliação da divulgação da produção científica da pós-graduação brasileira : um olhar para as áreas de Ensino, Educaçâo e Ciências Biológicas I, II e III
(2023) [Tese]O presente trabalho constitui-se de um conjunto de artigos que trazem subsídios para discussão e formulação de políticas públicas de avaliação da produção científica brasileira. Inicialmente, abordamos a avaliação da ... -
Sabedoria digital, cultura digital e maker na educação em Ciências
(2022) [Dissertação]Na contemporaneidade, as tecnologias digitais da informação e comunicação se tornaram ainda mais importantes na vida das pessoas. O acesso às informações ocorre de forma mais rápida, fator que pode ser utilizado também no ...