Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorDel Pino, Jose Claudiopt_BR
dc.contributor.authorRosa, Valéria Karina dapt_BR
dc.date.accessioned2011-07-07T06:00:36Zpt_BR
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/29937pt_BR
dc.description.abstractA AIDS, sendo uma doença considerada nos nossos dias como crônica, tem como um dos problemas principais a falha ou ausência de adesão ao tratamento. Os estudos nesta área vêm se multiplicando por sua importância. Várias áreas do conhecimento atravessam o tema auxiliando na tentativa de amenizar os efeitos negativos que a má adesão proporciona ao indivíduo, à sociedade, ao sistema de saúde nacional e mundial. Nosso estudo mesclou as ferramentas usuais para medir adesão ao tratamento como o questionamento ao paciente sobre as tomadas de medicamentos nos dias anteriores a entrevista com acompanhamento dos pontuadores de CD4 e Carga Viral, retiradas mensais de medicamentos na farmácia de dispensação e educação/informação/comunicação em saúde. Aferições de conhecimento sobre questões importantes para a assistência em AIDS foram realizadas através de questionário para medir o nível de informação que os (as) pacientes tinham sobre DST/HIV/AIDS. Após essa medida o grupo estudado foi convidado a participar dos Grupos de Adesão e a Consulta de Adesão onde os assuntos relacionados à doença foram abordados repetidamente de variadas formas. Após a interferência com educação/informação/comunicação novamente foi aferida a informação absorvida através do mesmo questionário. Os resultados foram promissores e pudemos inferir que as ferramentas de Comunicação em Saúde quando bem aferidas são fundamentais para os níveis de adesão ao tratamento trazendo como conseqüências a melhora do estado geral dos (das) pacientes.pt_BR
dc.description.abstractWith AIDS being a disease considered to be chronic in our time, one of the main problems it faces is faulty or lack of adhesion to treatment. Studies in this area have been multiplying due to its importance. Several areas of knowledge cross through the theme supporting the attempt to mitigate the negative effects poor adhesion has on individuals, society, national and international health system. Our study blended the usual tool used to measure adhesion to treatment, as the questioning of patients about the intake of medication on the days before the interview followed up by the CD4 and Viral Load scoring, monthly withdrawals of medication from dispensing chemists and education/information/communication about health. Measurements of knowledge about important issues for AIDS assistance were done through a questionnaire to measure the level of information patients had about STD/HIV/AIDS. Following that measure the group studied was invited to take part in the Adhesion Groups and the Adhesion Consultation, where subjects related to the disease were approached repeatedly and in several ways. After the interference with education/information/communication, again the information absorbed was measured through the same questionnaire. The results were promising and we could infer that Communication on Health tools when measured properly are fundamental for the levels of adhesion to treatment, which as a result brought improvements to the general state of patients.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectHIV/AIDSen
dc.subjectAIDSpt_BR
dc.subjectHIVpt_BR
dc.subjectAdhesion to treatmenten
dc.subjectTratamentopt_BR
dc.subjectCommunication on healthen
dc.subjectCooperação do pacientept_BR
dc.subjectComunicação em saúdept_BR
dc.titleDoses de comunicação : estudo sobre apoio estruturado de comunicação como parte do tratamento em pacientes com HIV/AIDSpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000778543pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Ciências Básicas da Saúdept_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúdept_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2011pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples