PPGEM, cinema e educação matemática : confluências em um processo de Cyberformação
Visualizar/abrir
Data
2024Autor
Tipo
Outro título
PPGEM, cinema and mathematic education : confluences in a process of Cybereducation
Assunto
Resumo
Em quarenta anos de função pública, o Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (PPGEM) da Unesp-Rio Claro tornou-se ambiente de formação continuada de muitas/muites/muitos1 docentes e pessoas interessadas na pesquisa dessa temática. Nesse ínterim, o autor deste artigo é mais uma pessoa que experienciou o processo formativo nesse Programa. Especificamente, alicerçado em um movimento fluído, crítico, filosófico, sociológico, assim como, enlaçado em diversas outras dimensões formativas, el  ... 
Em quarenta anos de função pública, o Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (PPGEM) da Unesp-Rio Claro tornou-se ambiente de formação continuada de muitas/muites/muitos1 docentes e pessoas interessadas na pesquisa dessa temática. Nesse ínterim, o autor deste artigo é mais uma pessoa que experienciou o processo formativo nesse Programa. Especificamente, alicerçado em um movimento fluído, crítico, filosófico, sociológico, assim como, enlaçado em diversas outras dimensões formativas, ele vivenciou uma forma/ação, ou ação de dar forma, ou ainda, forma em ação contínua, sob uma perspectiva tecnológica contundente. Devido a isso, este artigo objetiva narrar e discutir a forma/ação deste pesquisador, evidenciando as contribuições do PPGEM durante sua estada no Programa e, posteriormente, na pesquisa sobre Cyberformação (forma/ação com Tecnologias Digitais) envolta em Estudos Culturais que o autor desenvolve, a qual se propõe investigar: como a forma/ação por meio da análise de produtos cinematográficos e criação de aulas de matemática que discutam exclusões/inclusões pode ou não favorecer a compreensão/constituição da responsabilidade social e da héxis política de professores/professoras/professories de matemática em relação ao racismo, homofobia e transfobia? Contudo, o artigo parte de uma mesa-redonda ocorrida durante as comemorações dos trinta anos do PPGEM, a qual trouxe a narrativa da forma/ação que o Programa se propõe, materializada sob uma analogia com o Cinema, entendido como tecnologia cultural, pedagógica e política. Assim, alguns filmes expostos nessa narrativa retornam neste artigo, como meios de revelação, abrindo espaço para os modos de endereçamento perceptíveis por um egresso do PPGEM, diante de produtos cinematográficos escolhidos por ele, para fazer referência à sua formação, enquanto pesquisador em educação matemática. Dialogicamente, essa analogia com modos de endereçamento também abre espaço de discussão para o atual projeto de pesquisa do autor, que traz o Cinema para Cyberformação com professories de matemática, problematizando, por meio de filmes e episódios de séries, as exclusões (racismo, homofobia, transfobia) em sala de aula. Isso sugere a compreensão/constituição de responsabilidade social e héxis política com base na(s) matemática(s), por parte das/de/dos professoras/professories/professores envolvidas/envolvides/envolvidos na pesquisa.  ... 
Abstract
In forty years of public service, the Postgraduate Program in Mathematics Education (PPGEM) at Unesp-Rio Claro has become an environment for continued education for many teachers and people interested in research on this topic. In the meantime, the author of this article is another person who experienced the education process in this program. Specifically, based on a fluid, criticai, philosophical, sociological movement, as well as, linked to several other formative dimensions, he experienced a  ... 
In forty years of public service, the Postgraduate Program in Mathematics Education (PPGEM) at Unesp-Rio Claro has become an environment for continued education for many teachers and people interested in research on this topic. In the meantime, the author of this article is another person who experienced the education process in this program. Specifically, based on a fluid, criticai, philosophical, sociological movement, as well as, linked to several other formative dimensions, he experienced a form/a(c)tion, or an action of giving form, or even, form in continuous action, from a blunt technological perspective. Due to this, the aim of this article is to narrate and discuss the form/a(c)tion of this researcher, highlighting the contributions of PPGEM during his stay in the Program and, later, in the research on Cybereducation (form/a(c)tion with Digital Technologies) involved in Cultural Studies that the author develops, which he proposes to investigate; how the form/a(c)tion through the analysis of cinematographic products and the creation of mathematics classes that discuss exclusions/inclusions can or cannot favor the understanding/constitution of the social responsibility and politicai hexis of mathematics teachers in relation to racism, homophobia and transphobia? However, the article starts from a round table that took place during the celebrations of PPGEM’s 30th anniversary, which brought the narrative of the form/a(c)tion that the Program proposes, materialized under an analogy with Cinema, understood as a cultural, pedagogical and policy technology. Thus, some films exposed in this narrative return in this article, as a means of revelation, opening space for the modes of address perceived by a PPGEM graduate, in front of cinematographic products chosen by him, to make reference to his education, as a researcher in mathematics education. Dialogically, this analogy with modes of address also opens space for discussion for the author’s current research project, which brings Cinema to Cybereducation with mathematics professors, problematizing through films and series episodes, exclusions (racism, homophobia, transphobia) in the classroom. This suggests the understanding/constitution of social responsibility and politicai hexis based on math(s), on the part of the teachers involved in the research.  ... 
Contido em
Bolema : boletim de educação matemática. Rio Claro (SP): Universidade Estadual Paulista, 2019. Vol. 38 (2024), e240085, p. 1-27
Origem
Nacional
Coleções
- 
Artigos de Periódicos (44200)Ciências Humanas (7631)
 
Este item está licenciado na Creative Commons License


