Uma base de dados para compartilhamento de experiências no uso de mapas conceituais no acompanhamento de processos de conceituação
Visualizar/abrir
Data
2006Tipo
Assunto
Resumo
A utilização de um referencial construtivista piagetiano para o uso dos mapas conceituais levou à construção de um modelo de acompanhamento dos processos de conceituação. Esse modelo visa a estabelecer um referencial teórico e metodológico com o objetivo de acompanhar o desenvolvimento dos sistemas conceituais (construção de conceitos) de crianças e jovens no desenvolvimento de Projetos de Aprendizagem na escola. Esse trabalho tem o objetivo de apresentar o design de um banco de dados digital q ...
A utilização de um referencial construtivista piagetiano para o uso dos mapas conceituais levou à construção de um modelo de acompanhamento dos processos de conceituação. Esse modelo visa a estabelecer um referencial teórico e metodológico com o objetivo de acompanhar o desenvolvimento dos sistemas conceituais (construção de conceitos) de crianças e jovens no desenvolvimento de Projetos de Aprendizagem na escola. Esse trabalho tem o objetivo de apresentar o design de um banco de dados digital que permita organizar dados de experimentos que usem o modelo de acompanhamento dos processos de conceituação. A construção desse banco de dados permitirá, além de consultas que façam cruzamentos de dados, o compartilhamento com outros pesquisadores interessados e a adaptação do modelo a outros contextos de aprendizagem ...
Abstract
The use of a constructivist approach to concept maps led to the construction of a model of analysis of conceptualization processes. This model intends to establish a theoretical and practical approach that aims to follow up the development of youngster’s conceptual systems (concept building). This work intends to present the design of a digital database able to organize data of experiments that use the model of analysis to follow up conceptualization processes. The development of this database ...
The use of a constructivist approach to concept maps led to the construction of a model of analysis of conceptualization processes. This model intends to establish a theoretical and practical approach that aims to follow up the development of youngster’s conceptual systems (concept building). This work intends to present the design of a digital database able to organize data of experiments that use the model of analysis to follow up conceptualization processes. The development of this database will allow, besides queries that links significant data, sharing with other researchers and the adaptation of the model to other educational contexts. ...
Contido em
RENOTE : revista novas tecnologias na educação. 10 f.
Origem
Nacional
Coleções
-
Artigos de Periódicos (40091)Ciências Humanas (6899)
Este item está licenciado na Creative Commons License