Pierre de Coubertin e os primeiros Jogos Olímpicos entre exposições internacionais, imperialismos e modernidades (1894-1912)
dc.contributor.advisor | Boy, Renato Viana | pt_BR |
dc.contributor.author | Negreiros, Carlos Eugênio da Silva | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-06-06T06:58:53Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2025 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/292689 | pt_BR |
dc.description.abstract | As Exposições Internacionais e os Jogos Olímpicos modernos, eventos do final do século XIX e início do século XX, atuaram como vitrines da superioridade técnica, cultural e política das potências ocidentais, promovendo discursos de progresso e civilização. No entanto, essa intersecção entre eventos esportivos e exposições ainda é um campo pouco explorado na historiografia. Diante disso, esta pesquisa investiga a relação entre as exposições internacionais e os Jogos Olímpicos entre 1894 e 1912, analisando como esses eventos se influenciaram mutuamente e serviram a projetos políticos e ideológicos específicos. A questão central reside em compreender de que maneira os Jogos de Paris 1900, St. Louis 1904 e Londres 1908, realizados em conjunto com megaeventos internacionais, foram incorporados a um contexto mais amplo de espetacularização da modernidade e reafirmação das hierarquias imperialistas – assim como os Jogos de Atenas 1896 e Estocolmo 1912, que embora tivessem ocorrido fora do contexto expositivo, foram igualmente imbuídos de discursos imperialistas e de modernidade. Para isso, este estudo adota uma abordagem historiográfica fundamentada na tradição dos Annales e na história cultural, articulando análise documental e bibliográfica. A pesquisa examina fontes primárias, como textos de Pierre de Coubertin – o idealizador dos Jogos Olímpicos modernos –, e documentos oficiais das exposições e dos comitês organizadores dos Jogos, além de estudos acadêmicos sobre o tema. Dessa forma, busca-se problematizar as narrativas que legitimaram a integração entre esporte e exposição, evidenciando suas implicações simbólicas e políticas. Ademais, a análise ressalta como o imperialismo europeu influenciou na representação dos povos colonizados (africanos e asiáticos principalmente) durante esse período, tanto nas exposições como nos Jogos, de maneira racializada e exótica, reforçando, assim, noções de superioridade ocidental e dominação colonial. Os resultados indicam que a realização dos Jogos Olímpicos no contexto das exposições internacionais prejudicou a visibilidade do evento esportivo, além de reforçar discursos de dominação, em especial nas representações de atletas não europeus. Enquanto os pavilhões das exposições exibiam as conquistas tecnológicas das potências coloniais, as competições Olímpicas serviam para registrar fisicamente essa hierarquia, relegando atletas coloniais a um lugar de subalternidade. Dessa maneira, a pesquisa contribui para o entendimento das conexões entre modernidade, imperialismo e espetáculo, demonstrando como os Jogos Olímpicos e as exposições internacionais operaram em conjunto na construção de discursos sobre progresso e civilização no início do século XX. | pt_BR |
dc.description.abstract | International Exhibitions and the modern Olympic Games, events from the late 19th and early 20th centuries, functioned as showcases of the technical, cultural, and political superiority of Western powers, promoting discourses of progress and civilization. However, this intersection between sporting events and exhibitions remains an underexplored field in historiography. Given this, the present research investigates the relationship between international exhibitions and the Olympic Games between 1894 and 1912, analyzing how these events influenced each other and served specific political and ideological projects. The central question lies in understanding how the Games of Paris 1900, St. Louis 1904, and London 1908, held alongside major international events, were incorporated into a broader context of the spectacularization of modernity and the reaffirmation of imperial hierarchies—just as the Games of Athens 1896 and Stockholm 1912, although taking place outside the exhibition framework, were equally imbued with imperialist and modernity discourses. To this end, this study adopts a historiographical approach grounded in the Annales tradition and cultural history, combining documentary and bibliographical analysis. The research examines primary sources, such as the writings of Pierre de Coubertin—the creator of the modern Olympic Games—and official documents from the exhibitions and the Olympic organizing committees, as well as academic studies on the subject. In doing so, it seeks to problematize the narratives that legitimized the integration between sport and exhibitions, highlighting their symbolic and political implications. Moreover, the analysis highlights how European imperialism influenced the representation of colonized peoples (primarily Africans and Asians) during this period, both in exhibitions and in the Games, in a racialized and exoticized manner, thereby reinforcing notions of Western superiority and colonial domination. The results indicate that hosting the Olympic Games within the framework of international exhibitions hindered the visibility of the sporting event while reinforcing discourses of domination, particularly in the representation of non European athletes. While exhibition pavilions displayed the technological achievements of colonial powers, the Olympic competitions served to physically inscribe this hierarchy, relegating colonial athletes to a position of subalternity. Thus, this research contributes to the understanding of the connections between modernity, imperialism, and spectacle, demonstrating how the Olympic Games and international exhibitions operated together in constructing discourses on progress and civilization in the early 20th century. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | International exhibitions | en |
dc.subject | Coubertin, Pierre de, 1863-1937 | pt_BR |
dc.subject | Jogos olímpicos | pt_BR |
dc.subject | Modern Olympic Games | en |
dc.subject | Pierre de Coubertin | en |
dc.subject | Modernidade | pt_BR |
dc.subject | Modernity | en |
dc.subject | Imperialism | en |
dc.title | Pierre de Coubertin e os primeiros Jogos Olímpicos entre exposições internacionais, imperialismos e modernidades (1894-1912) | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | Silva, Luís Henrique Rolim | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001258230 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Filosofia e Ciências Humanas | pt_BR |
dc.degree.program | Programa de Pós-Graduação em História | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2025 | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
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