Aprendizagem socioemocional e linguística de corpus : conexões terminológicas e aplicações pedagógicas
Visualizar/abrir
Data
2025Autor
Orientador
Nível acadêmico
Mestrado
Tipo
Assunto
Resumo
A presente dissertação investiga a interseção entre Aprendizagem Socioemocional (ASE) e Linguística de Corpus, com foco na identificação, na extração, na análise e na categorização terminológica dos principais conceitos que fundamentam a ASE. Partindo do pressuposto de que a ASE tem um papel central no desenvolvimento integral dos estudantes, em suas dimensões tanto emocionais quanto cognitivas, o estudo busca contribuir para a formação de professores por meio de um recurso pedagógico baseado e ...
A presente dissertação investiga a interseção entre Aprendizagem Socioemocional (ASE) e Linguística de Corpus, com foco na identificação, na extração, na análise e na categorização terminológica dos principais conceitos que fundamentam a ASE. Partindo do pressuposto de que a ASE tem um papel central no desenvolvimento integral dos estudantes, em suas dimensões tanto emocionais quanto cognitivas, o estudo busca contribuir para a formação de professores por meio de um recurso pedagógico baseado em dados linguísticos extraídos de corpora especializados. Assim, esta pesquisa combina abordagens teóricas e metodológicas oriundas da Terminologia e da Linguística de Corpus, integrando-as para oferecer uma análise dos termos que estruturam o discurso da ASE. Para tanto, foram compilados dois corpora especializados em inglês: um composto por artigos de pesquisa da área de Psicologia e outro, por materiais diretamente relacionados à Aprendizagem Socioemocional, mais especificamente artigos científicos e livros. A seleção desses textos buscou caracterizar a linguagem da ASE, o que foi possível por meio de uma análise representativa de seus principais termos. Tal análise foi conduzida mediante ferramentas computacionais, com destaque para o uso do Sketch Engine. Métodos estatísticos como Log-Likelihood e TF-IDF foram aplicados para identificar-se os termos mais recorrentes e relevantes nos corpora. Em uma extração inicial, 795 candidatos a termos foram identificados. Posteriormente, houve uma filtragem a partir de critérios de frequência mínima de 30 ocorrências por milhão de palavras (pmp) e ocorrência em pelo menos cinco textos distintos, o que resultou em 349 candidatos a termos. Os 349 candidatos a termos identificados foram organizados e categorizados semanticamente em cinco grupos principais: (1) Aprendizagem Socioemocional e Habilidades; (2) Instituições e Funções Educacionais; (3) Programas e Intervenções; (4) Resultados, Objetivos e Prevenção; (5) Outros. Essa categorização possibilitou organizar os termos em grupos temáticos. Em uma etapa final, os candidatos a termos foram validados tendo-se como referência a sua ocorrência no tesauro do Taxonomy Project (Jones et al., 2019). Como produto final, foi desenvolvida uma unidade pedagógica baseada nos resultados da análise terminológica, a fim de facilitar-se a compreensão e a aplicação dos conceitos da ASE pelos professores. Trata-se de uma unidade que inclui atividades práticas, exemplos contextualizados e propostas de criação de verbetes para os termos identificados, configurando-se como um recurso pedagógico voltado à formação inicial de professores, especialmente direcionado a estudantes de cursos de licenciatura, podendo ser utilizado em cursos de extensão ou nas disciplinas da graduação. O presente trabalho demonstra que a integração entre Linguística de Corpus e Terminologia pode oferecer ferramentas eficazes para o desenvolvimento de um recurso pedagógico que leve ao entendimento dos conceitos de uma área de especialidade a partir da identificação da terminologia da área em questão. As implicações desta dissertação incluem a possibilidade de replicação da metodologia utilizada, bem como a adaptação da unidade pedagógica desenvolvida para diferentes níveis de ensino e distintas áreas de especialidade. Por fim, este estudo indica a importância da ASE para o desenvolvimento integral dos estudantes, evidenciando que suas competências vão além do desempenho acadêmico e impactam diretamente a formação de indivíduos emocionalmente equilibrados e socialmente responsáveis. ...
Abstract
The present work focuses on the intersection between Socio and Emotional Learning (SEL) and Corpus Linguistics, more specifically on the identification, term extraction, analysis and terminological categorization of the main fundamental concepts of SEL. Starting from the assumption that SEL plays a central role in the integral development of students, both on their emotional and cognitive dimension, this study attempts to contribute to the formation of teachers by providing a pedagogical resour ...
The present work focuses on the intersection between Socio and Emotional Learning (SEL) and Corpus Linguistics, more specifically on the identification, term extraction, analysis and terminological categorization of the main fundamental concepts of SEL. Starting from the assumption that SEL plays a central role in the integral development of students, both on their emotional and cognitive dimension, this study attempts to contribute to the formation of teachers by providing a pedagogical resource based on linguistic data extracted from specialized corpora. In that manner, the study combines theoretical and methodological approaches from Terminology and Corpus Linguistics, integrating them so as to offer a clear analysis of the terms which structure the SEL discourse. For that purpose, two specialized corpora in English have been compiled: one composed by academic research articles from the area of Psychology, and the other, by materials directly related to Socio and Emotional Learning, including scientific articles and books. The selection of such texts aimed at characterizing the discourse of SEL, which was possible through a representative analysis of its main terms. The analysis has been conducted through computational tools, especially Sketch Engine. Statistical methods as Log-Likelyhood and TF-IDF have been applied to identify the most recurrent and relevant terms in the corpora. At first, 795 terms have been identified. After, a filtering based on the criterium of minimal frequency of thirty occurrences per million (pmw), and occurrence in at least five distinct texts was made, resulting in 349 candidates to terms. The 349 candidates to terms identified were semantically organized and categorized into five main groups: (1) Socio and Emotional Learning and Abilities; (2) Educational Institutions and Functions; (3) Programs and interventions; (4) Results, Objectives and Prevention; (5) Others. Based on this categorization, the terms could be organized into thematic groups. At the end, the candidates to terms were validated according to its occurrence in the Taxonomy Project thesaurus (Jones et al., 2019). A pedagogical unit based on the results of the terminological analysis has been developed, in order to facilitate the understanding and the application of the SEL concepts by the teachers. This unit includes practical activities, contextualizes examples and the proposition to create entries for the identified terms, standing out as a pedagogical resource to be used in the basic formation of teachers, specially at undergraduate students, as well as at extension courses and other subjects of the undergraduate courses. The present work proves that the integration between Corpus Linguistics and Terminology can provide effective tools to the development of a pedagogical resource which may take to the understanding of the concepts from a specific area, based on the identification of the terminology of the area in question. The implications of this work include both the possibility of replication of the elected methodology, as well as the adaptation of a pedagogical unit developed for different levels of teaching and distinct areas of specialities. Finally, this study points out the importance of SEL for the integral development of students, enhancing the fact that their competences stand beyond the academic performance, and impact directly on the formation of individuals, not only emotionally balanced but socially responsible as well. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Letras. Programa de Pós-Graduação em Letras.
Coleções
-
Linguística, Letras e Artes (2982)Letras (1837)
Este item está licenciado na Creative Commons License
