Na roda : a Pisada, o Pulso, a Onda, a Espiral - memórias e relatos de um ensino-aprendizagem de danças afro-pindorâmicas na escola
Visualizar/abrir
Data
2024Orientador
Nível acadêmico
Mestrado
Tipo
Assunto
Resumo
Esta pesquisa versa sobre uma abordagem pedagógica em dança na escola a partir de um trabalho com danças afro-brasileiras e populares, que, no presente texto, são referidas como danças afro-pindorâmicas, tomando como ponto de partida o pensamento de Antônio Bispo dos Santos. Tem como objetivo geral refletir sobre uma trajetória de ensino-aprendizagem em artes/dança na escola no ano de 2023 e, como objetivos específicos: refletir a caminhada como professora de artes/dança, desde o ano letivo de ...
Esta pesquisa versa sobre uma abordagem pedagógica em dança na escola a partir de um trabalho com danças afro-brasileiras e populares, que, no presente texto, são referidas como danças afro-pindorâmicas, tomando como ponto de partida o pensamento de Antônio Bispo dos Santos. Tem como objetivo geral refletir sobre uma trajetória de ensino-aprendizagem em artes/dança na escola no ano de 2023 e, como objetivos específicos: refletir a caminhada como professora de artes/dança, desde o ano letivo de 2015 até o ano letivo de 2023; investigar as experiências de 2023 com estudantes de oitavos anos do Ensino Fundamental; refletir o processo de trabalho realizado no último trimestre do ano de 2023 enfatizando a dança afro-brasileira cênica; problematizar o processo de ensino-aprendizagem em sala de aula como um espaço para vivenciar a dança inspirada no universo da cultura popular através da disciplina de artes/dança. A questão de pesquisa principal foi: que caminhos posso trilhar para tecer/habitar o tempo-espaço da arte no currículo escolar com ensino-aprendizagem de danças afro-pindorâmicas?; seguida da pergunta específica: como envolver estudantes em práticas pedagógicas que possam produzir sentido no pessoal e coletivo e que confluam com o potencial da educação em transgredir a colonialidade? A metodologia é inspirada na autoetnografia, pois se caracteriza por uma escrita da experiência pessoal, mas articulada de uma problematização referenciada e crítica. Este texto está dividido em quatro partes. Na introdutória, apresenta-se a pesquisa e a metodologia, assim como as referências da pesquisadora. No capítulo dois, fala-se das danças tratadas na experiência docente, também propondo reflexões sobre educação; no capítulo três compartilha-se a experiência em si provida dos registros da memória e da produção de dados específicos para essa pesquisa. Por fim, no último capítulo, compartilha-se algumas considerações finais em relação a todo o percurso como professora e como pesquisadora no PPGAC-UFRGS. ...
Abstract
This research deals with a pedagogical approach to dance in schools based on work with Afro-Brazilian and popular dances, which, in this text, are referred to as Afro-Pindoramic dances, taking as a starting point the thinking of Antônio Bispo dos Santos. Its general objective is to reflect on a teaching-learning trajectory in arts/dance at school in 2023 and, as specific objectives: to reflect on the journey as an arts/dance teacher, from the 2015 school year to the 2023 school year; to investi ...
This research deals with a pedagogical approach to dance in schools based on work with Afro-Brazilian and popular dances, which, in this text, are referred to as Afro-Pindoramic dances, taking as a starting point the thinking of Antônio Bispo dos Santos. Its general objective is to reflect on a teaching-learning trajectory in arts/dance at school in 2023 and, as specific objectives: to reflect on the journey as an arts/dance teacher, from the 2015 school year to the 2023 school year; to investigate the experiences of 2023 with eighth-grade elementary school students; to reflect on the work process carried out in the last quarter of 2023 emphasizing scenic Afro-Brazilian dance; to problematize the teaching-learning process in the classroom as a space to experience dance inspired by the universe of popular culture through the discipline of arts/dance. The main research question was: what paths can I follow to weave/inhabit the time-space of art in the school curriculum with the teaching-learning of Afro-Pindoramic dances?; followed by the specific question: how to involve students in pedagogical practices that can produce personal and collective meaning and that converge with the potential of education to transgress coloniality? The methodology is inspired by autoethnography, as it is characterized by writing about personal experience, but articulated with a referenced and critical problematization. This text is divided into four parts. The introduction presents the research and methodology, as well as the researcher's references. Chapter two discusses the dances addressed in the teaching experience, also proposing reflections on education; chapter three shares the experience itself provided by the records of memory and the production of specific data for this research. Finally, the last chapter shares some final considerations regarding the entire journey as a teacher and researcher at PPGAC-UFRGS. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Artes. Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas.
Coleções
-
Linguística, Letras e Artes (2982)Artes Cênicas (228)
Este item está licenciado na Creative Commons License
