Fatores associados à ansiedade em estudantes da graduação e pós-graduação
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Data
2025Autor
Orientador
Nível acadêmico
Doutorado
Tipo
Assunto
Resumo
A ansiedade é considerada hoje um dos males do século, com índices cada vez maiores. No contexto acadêmico, cerca de dois terços dos estudantes experimentam os sintomas ansiosos cotidianamente. Percebida como uma emoção caracterizada por um alerta intenso e fisicamente exaustivo, existem, também, manifestações sintomatológicas mais sutis, que muitas vezes interferem na qualidade de vida de quem convive com sua presença. Suas causas são atribuídas a fatores multidimensionais. Considerando estas ...
A ansiedade é considerada hoje um dos males do século, com índices cada vez maiores. No contexto acadêmico, cerca de dois terços dos estudantes experimentam os sintomas ansiosos cotidianamente. Percebida como uma emoção caracterizada por um alerta intenso e fisicamente exaustivo, existem, também, manifestações sintomatológicas mais sutis, que muitas vezes interferem na qualidade de vida de quem convive com sua presença. Suas causas são atribuídas a fatores multidimensionais. Considerando estas evidências, esta pesquisa tem como objetivo investigar os fatores associados à manifestação de sintomas ansiosos em estudantes da graduação e pós-graduação. A pesquisa foi estruturada em quatro fases: a compreensão dos fatores multidimensionais da ansiedade, investigação dos sintomas percebidos pelos estudantes da graduação, investigação das relações entre os sintomas e atividades de escrita acadêmica e, por fim, desenvolvimento de um instrumento para a identificação dos fatores associados à manifestação de sintomas ansiosos na graduação e pós-graduação. A primeira fase foi realizada por meio de uma Revisão Narrativa, onde constatou-se que os sintomas ansiosos são manifestados por fatores multidimensionais e envolvem fatores ambientais e biológicos que estão interconectados. Na segunda fase, foi aplicado um questionário para vinte e quatro estudantes da graduação onde se verificou que há uma importante relação entre os sintomas ansiosos, as dificuldades de aprendizagem e a adaptação ao contexto acadêmico. Na terceira etapa aplicou-se novo questionário, do qual participaram onze estudantes da pós-graduação. Os resultados desse instrumento apontam que as relações mais fortes entre as atividades acadêmicas e os sintomas ansiosos estão associados à autopercepção dos estudantes com relação as próprias capacidades, à dificuldade de organização e planejamento e à autorregulação emocional. Como fatores secundários, foram apontados as pressões acadêmicas e o preparo ou formação dos estudantes para o desenvolvimento das atividades acadêmicas. Com base nestes resultados, foi desenvolvida uma versão embrionária de um inventário que tem o objetivo de analisar as relações entre os fatores multidimensionais associados à ansiedade no contexto acadêmico de forma mais ampla. Contamos com a participação de setenta estudantes da graduação e pós-graduação e de diferentes instituições. Os resultados obtidos até o momento indicam relações significativas dos sintomas ansiosos com a percepção de autoeficácia e a autorregulação emocional dos estudantes. Esses fatores variam entre os níveis de ensino, revelando que cada nível apresenta suas características e desafios. Outra correlação diz respeito ao gênero, onde mulheres apresentam maiores índices de ansiedade e menor percepção de autoeficácia, se comparada com homens. Os resultados do Inventário apontam que as dimensões investigadas são significativas e revelou-se um instrumento relevante para a identificação dos fatores associados à manifestação de sintomas ansiosos. Seu diferencial comparado a outros inventários já validados, é que ele contempla diferentes fatores que podem estar associados à manifestação de sintomas da ansiedade. Com a organização dos ajustes necessários este instrumento tem um potencial significativo para auxiliar os setores de assistência estudantil apoiando na definição de estratégias direcionadas e mais eficazes às necessidades dos estudantes no Ensino Superior. ...
Abstract
Anxiety is considered one of the greatest evils of the century, with ever-increasing rates. In the context of higher education, two thirds of the students experience anxiety symptoms on a daily basis. Perceived as an emotion characterized by intense and physically exhausting alertness, there are also more subtle symptomatic manifestations that often interfere with the quality of life of those who live with its presence. Its causes are attributed to multidimensional factors. Considering this evi ...
Anxiety is considered one of the greatest evils of the century, with ever-increasing rates. In the context of higher education, two thirds of the students experience anxiety symptoms on a daily basis. Perceived as an emotion characterized by intense and physically exhausting alertness, there are also more subtle symptomatic manifestations that often interfere with the quality of life of those who live with its presence. Its causes are attributed to multidimensional factors. Considering this evidence, this research aims to investigate the factors associated with anxious symptoms in higher education students. The research was structured in four phases: understanding the multidimensional factors of anxiety, investigating the symptoms perceived by undergraduate students, investigating the relationship between symptoms and academic writing activities and, finally, developing an instrument to identify the factors associated with the manifestation of anxious symptoms in Higher Education. The first phase was carried out by means of a Narrative Review, which showed that anxious symptoms are manifested by multidimensional factors and include environmental and biological factors that are interconnected. In the second phase, a questionnaire was administered to 24 undergraduate students, where it was found that there is an important relationship between anxious symptoms, learning difficulties and adaptation to the academic context. In the third stage, a new questionnaire was administered to eleven postgraduate students. The results of this instrument suggest that the strongest relationships between academic activities and anxious symptoms are associated with students' self-perception of their own abilities, difficulty in organizing and planning, and emotional self-regulation. Secondary factors were academic pressures and the students' preparation or training for academic activities. Based on these results, an early version of an inventory was developed with the aim of analyzing the relationships between the multidimensional factors associated with anxiety in the academic context more broadly. A total of 70 students from different levels of higher education and from different institutions took part. The results obtained so far indicate significant relationships between anxiety symptoms and students' perception of self-efficacy and emotional self-regulation. These factors vary between levels of higher education, revealing that each level has its own characteristics and challenges. Another correlation concerns gender, where women have higher levels of anxiety and lower levels of perceived self-efficacy when compared to men. The results of the Inventory show that the dimensions investigated are significant and proved to be a relevant tool for identifying factors associated with anxious symptoms. Its unique feature compared to other already validated inventories is that it covers different factors that may be associated with anxious symptoms. If the necessary adjustments are made, this instrument has significant potential to help the Student Assistance Department by assisting in the definition of focused and more effective strategies to meet the needs of students in Higher Education. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Ciências Básicas da Saúde. Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas: Bioquímica.
Coleções
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Ciências Biológicas (4206)Bioquímica (912)
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