O preenchimento vazio de uma linha – desencobrimentos do desenho
Visualizar/abrir
Data
2025Autor
Orientador
Nível acadêmico
Doutorado
Tipo
Assunto
Resumo
A presente pesquisa se orienta pela tentativa de desencobrimento de meu processo de criação em desenho e da busca de entendimento do preenchimento vazio de uma linha que se mostra cheia de acontecimentos. Essa contradição se dá no campo da experiência e do fazer. Deste modo, investigo a ambiguidade do preencher e do vazio, como verbos de ações presentes no modo como realizo o desenho, por exemplo, ao se referenciar em ações corriqueiras que ocorrem em uma casa e no local de trabalho, em específ ...
A presente pesquisa se orienta pela tentativa de desencobrimento de meu processo de criação em desenho e da busca de entendimento do preenchimento vazio de uma linha que se mostra cheia de acontecimentos. Essa contradição se dá no campo da experiência e do fazer. Deste modo, investigo a ambiguidade do preencher e do vazio, como verbos de ações presentes no modo como realizo o desenho, por exemplo, ao se referenciar em ações corriqueiras que ocorrem em uma casa e no local de trabalho, em específico no quintal e na marcenaria. Ações essas que antecedem a pesquisa em desenho. Desencobrir o desenho se aproxima de uma tentativa de desdobrar o desenho para além do bidimensional, que se espacializa, e também do tempo presente, que se mostra constituído por percepções e experiências anteriores que se atualizam. A imagem de estacas cravadas é utilizada como uma delimitação na pesquisa, especialmente quando trato do carrinho de desenho e suas implicações e quando abordo a feitura do desenho de observação. A eleição de uma plataforma de pensamento, que nomeio como lançar estacas - o gesto de lançamento, a trajetória promovida pelo gesto e seu afundamento no solo - se dá por meio das reflexões de Walter Benjamin acerca da experiência, da história e da imagem. Já a relação da validade das lembranças como locais escolhidos de pontos de partida ocorre ao incluir e conjugar-se aos pensamentos de Conceição Evaristo, Ecléa Bosi e Samuel Beckett, confluídos em lembranças que retornam, assim como o gesto da martelada retorna no lápis. ...
Abstract
This research is guided by the attempt to uncover my creative process in drawing and the search for understanding the empty filling of a line that appears to be full of events. This contradiction occurs in the field of experience and doing. In this way, I investigate the ambiguity of fullness and emptiness, as names of actions present in the way I carry out the drawing, for example, when referring to common actions that occur in a house and in the workplace, specifically in the backyard and in ...
This research is guided by the attempt to uncover my creative process in drawing and the search for understanding the empty filling of a line that appears to be full of events. This contradiction occurs in the field of experience and doing. In this way, I investigate the ambiguity of fullness and emptiness, as names of actions present in the way I carry out the drawing, for example, when referring to common actions that occur in a house and in the workplace, specifically in the backyard and in the joinery. These actions precede the research in drawing. Uncovering the drawing comes close to an attempt to unfold the drawing beyond the two-dimensional, which is spatialized, and also the present time, which shows itself as constituted by previous perceptions and experiences that are updated. The image of driven stakes is used as a delimitation in this research, especially when I deal with the drawing cart and its implications and when I approach the making of the observation drawing. The election of a platform of thought, which I call throwing stakes - the launching gesture, the trajectory promoted by the gesture and its sinking into the ground - takes place through Walter Benjamin's reflections on experience, history and image. The relationship between the validity of memories as chosen places of starting points occurs by including and combining the thoughts of Conceição Evaristo, Ecléa Bosi and Samuel Beckett, merged into memories that return, just as the hammering gesture returns to the pencil. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Artes. Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais.
Coleções
-
Linguística, Letras e Artes (2982)Artes Visuais (488)
Este item está licenciado na Creative Commons License
