Trajetória de aprendizagem individualizada baseada na avaliação diagnóstica cognitiva e aprendizagem profunda de apoio ao processo ensino-aprendizagem
dc.contributor.advisor | Lima, Jose Valdeni de | pt_BR |
dc.contributor.author | Santibañez, Miguel Raymundo Flores | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-05-30T06:43:14Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2024 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/292338 | pt_BR |
dc.description.abstract | No sistema de ensino convencional, os alunos percorrem a mesma trajetória de aprendizagem, mas nem todos têm o mesmo nível de conhecimento, como consequência, muitas vezes prejudica seu desempenho, assim como também, as avaliações educacionais são baseadas em pontuações (avaliação somativa) as quais não determinam as habilidades e competências do aluno. A diferença nas estruturas internas de conhecimento dos alunos deve formar a base confiável do processo ensino-aprendizagem. Nesse contexto, esta pesquisa apresenta um modelo e um protótipo para gerar a trajetória de aprendizagem individualizada com base nos resultados da avaliação diagnóstica cognitiva e as técnicas de aprendizagem profunda, fornecendo uma sequência de trajetos de aprendizagem mais apropriada para alunos heterogêneos, concentrando-se em seus pontos fortes e fracos, assim mesmo também fornece, feedback cognitivo sobre suas lacunas, visando melhorar seu desempenho. Os resultados demonstram que a abordagem baseada na trajetória de aprendizagem individualizada com base no nível de conhecimento dos alunos e no feedback cognitivo pode melhorar as taxas de eficiência da aprendizagem. | pt_BR |
dc.description.abstract | In the conventional education system, students follow the same learning trajectory, but not all have the same level of knowledge, often jeopardizing their performance, in the same way educational assessments are based on scores (summative assessment) which do not determine the student skills and abilities. Differences in students' internal structures of knowledge must form the reliable basis of the teaching-learning process. In this context, this research presents a model and a prototype to generate the individualized learning trajectory, based on the results of the cognitive diagnostic assessment, providing a more appropriate learning sequence for heterogeneous students, focusing on their strengths and weaknesses, providing cognitive feedback about their shortcomings, aiming to improve their performance. The results demonstrate that the approach based on the individualized learning trajectory based on the students' level of knowledge and on the cognitive feedback can improve the learning efficiency rates. | en |
dc.description.abstract | En el sistema educativo tradicional, los estudiantes siguen la misma trayectoria de aprendizaje, pero no todos tienen el mismo nivel de conocimientos, lo que muchas veces perjudica su desempeño. Lo mismo puede decirse de la forma en que se realizan las evaluaciones educativas, basadas en puntuaciones (evaluación sumativa) que no determinan las habilidades y competencias del estudiante. La diferencia en las estructuras internas de conocimiento de los estudiantes debería constituir la base confiable del proceso de enseñanza-aprendizaje. En este contexto, esta investigación presenta un modelo y un prototipo para generar la trayectoria de aprendizaje individualizada basada en los resultados de la evaluación diagnóstica cognitiva y de las técnicas de aprendizaje profundo, proporcionando una secuencia de trayectorias de aprendizaje más apropiadas para estudiantes heterogéneos, centrándose en sus puntos fuertes y débiles. También proporciona retroalimentación cognitiva sobre sus lagunas, con el objetivo de mejorar su desempeño. Los resultados demuestran que el enfoque individualizado basado en la trayectoria de aprendizaje con base en el nivel de conocimiento de los estudiantes y la retroalimentación cognitiva puede mejorar los porcentajes de eficiencia del aprendizaje. | es |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Tecnologia educacional | pt_BR |
dc.subject | Cognitive diagnostic assessment | en |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Attribute hierarchy method | en |
dc.subject | Diagnostic feedback | en |
dc.subject | Deep learning | en |
dc.subject | Individualized learning trajectory | en |
dc.subject | Evaluación diagnóstica cognitiva | es |
dc.subject | Método de jerarquía de atributos | es |
dc.subject | Retroalimentación diagnóstica | es |
dc.subject | Aprendizaje profundo | es |
dc.subject | Trayectoria de aprendizaje individualizada | es |
dc.title | Trajetória de aprendizagem individualizada baseada na avaliação diagnóstica cognitiva e aprendizagem profunda de apoio ao processo ensino-aprendizagem | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001241103 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Centro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educação | pt_BR |
dc.degree.program | Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2024 | pt_BR |
dc.degree.level | doutorado | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License

-
Multidisciplinar (2624)Informática na Educação (334)