A memorização de uma peça atonal por pianistas de diferentes níveis de expertise : um estudo multicaso
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Data
2025Autor
Orientador
Nível acadêmico
Doutorado
Tipo
Assunto
Resumo
A presente tese investiga o processo de aprendizagem e memorização de música atonal por pianistas de diferentes níveis de expertise, com foco nas estratégias utilizadas na assimilação, organização e recuperação do material musical. Para isso, foi conduzido um estudo multicaso longitudinal, analisando seis pianistas – um profissional, duas doutorandas e três graduandas – durante o aprendizado da peça atonal Thinking of Past Things, de Netty Simons (1913-1994). Os dados foram coletados ao longo d ...
A presente tese investiga o processo de aprendizagem e memorização de música atonal por pianistas de diferentes níveis de expertise, com foco nas estratégias utilizadas na assimilação, organização e recuperação do material musical. Para isso, foi conduzido um estudo multicaso longitudinal, analisando seis pianistas – um profissional, duas doutorandas e três graduandas – durante o aprendizado da peça atonal Thinking of Past Things, de Netty Simons (1913-1994). Os dados foram coletados ao longo de dez semanas de preparação e incluíram gravações de todas as sessões de prática, verbalizações durante o estudo, anotações na partitura, entrevistas semiestruturadas antes e depois do processo, além da performance memorizada em apresentação pública. A análise combinou métodos qualitativos e quantitativos, incluindo análise de conteúdo das verbalizações, categorização qualitativa das anotações, análise do comportamento de prática com a ferramenta SYMP, Análise Fenomenológica Interpretativa das entrevistas e avaliação da precisão da performance memorizada. Os resultados indicaram que o nível de expertise influenciou as estratégias de aprendizagem e memorização da peça atonal. O pianista mais experiente organizou sua prática desde o início com base na percepção da estrutura formal da peça, enquanto os estudantes desenvolveram essa organização de forma progressiva, recorrendo mais ao layout visual de sistemas e páginas da partitura. Estratégias como prática mental, blocking e segmentação foram utilizadas de diferentes maneiras, sendo a prática mental mais analítica no pianista profissional e mais exploratória entre as estudantes. A performance memorizada revelou maior precisão e estabilidade no pianista profissional, que realizou uma execução sem falhas, possivelmente devido ao processo de overlearning e ao uso sistemático da prática mental. Estudantes tiveram menor acurácia de performance, com erros mais frequentes em trechos tecnicamente desafiadores. Além disso, duas participantes enfrentaram dificuldades em se recuperar de falhas de memória, resultando em interrupções ou reinícios da peça. A ausência de referências tonais exigiu um esforço maior na organização do material musical, levando ao uso de estratégias individuais, como verbalização metacognitiva, associação de material atonal com a linguagem tonal e, no caso do pianista profissional, a criação de uma narrativa interpretativa. ...
Abstract
This thesis examines the learning and memorization processes of atonal music among pianists of varying levels of expertise, with a focus on the strategies used for assimilating, organizing, and retrieving musical material. A longitudinal multiple-case study was conducted, analyzing six pianists—one professional, two doctoral students, and three undergraduate students— during the learning process of Thinking of Past Things, an atonal piece by Netty Simons (1913– 1994). Data were collected over t ...
This thesis examines the learning and memorization processes of atonal music among pianists of varying levels of expertise, with a focus on the strategies used for assimilating, organizing, and retrieving musical material. A longitudinal multiple-case study was conducted, analyzing six pianists—one professional, two doctoral students, and three undergraduate students— during the learning process of Thinking of Past Things, an atonal piece by Netty Simons (1913– 1994). Data were collected over ten weeks of preparation and included recordings of all practice sessions, verbalizations during study, score annotations, semi-structured interviews before and after the learning process, and a memorized performance in a public setting. The analysis combined qualitative and quantitative methods, including content analysis of verbalizations, qualitative categorization of annotations, practice behavior analysis using the SYMP tool, Interpretative Phenomenological Analysis of the interviews, and an assessment of memorized performance accuracy. The results indicate that expertise level significantly influenced the learning and memorization strategies employed. The most experienced pianist structured his practice from the outset based on his perception of the piece’s formal organization, whereas students developed this structure progressively, relying more on the visual layout of systems and pages in the score. Strategies such as mental practice, blocking, and segmentation were employed differently across participants, with mental practice being more analytical in the professional pianist and more exploratory among students. The memorized performance showed greater accuracy and stability in the professional pianist, who played the piece flawlessly, likely due to overlearning and the systematic use of mental practice. Students demonstrated lower performance accuracy, with more frequent errors in technically demanding passages. Additionally, two participants struggled to recover from memory lapses, leading to interruptions or restarts of the piece. The absence of tonal references required greater effort in structuring the musical material, prompting the use of individual strategies such as metacognitive verbalization, the association of atonal material with tonal vernacular, and, in the case of the professional pianist, the creation of an interpretative narrative. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Artes. Programa de Pós-Graduação em Música.
Coleções
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Linguística, Letras e Artes (2982)Música (429)
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